O tempo na virada: mudança de ano e também de padrão
Na transição de ano será observada o início da mudança de padrão no Brasil, começando com o avanço de um frente fria pela Região Sul. Será que vai chover no momento da virada? E no restante do país? Contamos tudo aqui.

Nestes últimos dias de 2019 o Brasil está sob influência da atuação de um bloqueio atmosférico proporcionado pelo deslocamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul em direção a América do Sul, o que vem impedindo o avanço de sistemas transientes pelo Sul do Brasil. Esse padrão atmosférico está sendo determinado pela variação do índice da Oscilação Antártica, que por volta do dia 20 de dezembro passou a ter uma tendência positiva, representando o deslocamento para sul do cinturão de baixas e altas pressões devido a intensificação do vórtice polar.
Como já discutido a tendência positiva da #OscilaçãoAntártica vem contribuindo para a atuação de uma #BloqueioAtmosférico neste fim de ano.
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) December 27, 2019
Nos próximos dias a tendência de AAO muda, o que contribui para uma mudança de padrão já na virada de ano. pic.twitter.com/PF1JWBcjhV
Para os próximo dias as simulações apontam para um tendência negativa, favorecendo a desintensificação do bloqueio o que facilita o avanço de sistemas frontais e de massas de ar mais seco e frias. Assim, a partir do dia 01 de janeiro há a previsão de um frente fria se deslocando pela Região Sul, que contribui para o alívio do calor e para o retorno, no dias seguintes, das chuvas volumosas no Brasil Central.
Réveillon na Região Sul
O último dia do ano será de predomínio de sol e muito calor em toda a Região Sul. Destaque para o estado do Rio Grande do Sul, onde as máxima se mantém próximas dos 40°C em várias localidades e o escoamento de norte se torna bastante intenso, o que pode provocar rajadas de vento entre 60 e 70 km/h na região Central.
A partir do meio da tarde, um sistema frontal que atua no Uruguai, consegue avançar e as pancadas isoladas de forte intensidade ocorrem no Oeste, Campanha, Sul e Centro. Entre o fim da tarde e a noite, temporais atingem a região metropolitana de Porto Alegre e pancadas isoladas ocorrem no nordeste do estado. No momento da virada, há possibilidade de chuva para toda a metade norte, sendo isoladas no norte e noroeste e, na forma de temporais, na serra e litoral norte.
#OndadeCalor
— Tempo.com (@OtempoBrasil) December 27, 2019
Calor no último dia ano! Destaque para a Região Sul em especial para o #RioGrandedoSul, onde as máxima ficam em torno dos 40°C.
Para mais mapas, acesse:https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/cMZdawzRph
Para os estados do Paraná e de Santa Catarina, o dia 31 será de tempo firme, ensolarado e bastante quente, com máximas em torno do 35°C. Em Florianópolis, as temperaturas chegam aos 31°C e em Curitiba os 30°C. A presença de um cavado, traz potencial para pancadas isoladas de forte intensidade a partir do meio da tarde em todas as regiões desses estados. No momento da virada temporais podem atingir o sul catarinense e nas horas seguintes podem ocorrer em Florianópolis. Em Curitiba, bastante nebulosidade e chance para chuva fraca.
Réveillon na Região Sudeste
Em toda Região o último dia do ano será ensolarado e com sensação de calor ao longo do dia. Máxima de 31°C em São Paulo, de 33°C no Rio de Janeiro, de 32°C em Belo Horizonte e de 29°C em Vitória. Entre o meio da tarde e o início da noite, há a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração no centro-oeste e norte paulista, no sul e leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No momento da virada as temperaturas ficam mais amenas e não há previsão de chuva em nenhuma localidade do Sudeste, apenas maior nebulosidade no sul e no Triângulo mineiros.
Réveillon na Região Centro-Oeste
No dia 31 o tempo firme predomina e faz bastante calor em toda a Região. Previsão de chuva no início da manhã no norte do Mato Grosso e de Goiás. Na parte da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade, ocorrem na metade norte e leste do Mato Grosso e no centro-norte de Goiás. Máximas de 37°C em Cuiabá, de 35°C em Campo Grande, de 33°C em Goiânia e 30°C em Brasília. No momento da virada, há chance de chuva de moderada a forte intensidade no leste do Mato Grosso e no centro-norte de Goiás. No restante da Região, o tempo se mantém firme.
Réveillon na Região Nordeste
O dia 31 começa com chuvas de fraca a moderada intensidade na faixa que vai de São Luís até Fortaleza. No decorrer da manhã, o tempo passa a ficar mais firme. No restante da Região, o sol predomina durante boa parte do dia. A partir da tarde, a circulação dos ventos de leste aumenta e no fim do dia há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade em todo o leste da Bahia. Há possibilidade de pancadas isoladas no oeste baiano e no sul do estados do Maranhão e do Piauí.
Previsão do avanço de uma sistema frontal na virada do ano, podem trazer chuvas no #Réveillon em parte da Região Sul e representa uma mudança de padrão com chuvas retornando para o Centro-Norte nos dias seguintes.
— Tempo.com (@OtempoBrasil) December 27, 2019
Saiba mais em: https://t.co/7eKibmWUZF pic.twitter.com/P731ICWd6q
No momento da virada não há previsão de chuva em nenhuma das capitais do Nordeste. Já na porção central da Região, há risco de temporais localizados, com maior probabilidade para a região de Petrolina, norte da Bahia e centro-sul do Piauí.
Réveillon na Região Norte
Chuvas de morada a forte intensidade ocorrendo de forma isolada no leste do Tocantins, no sudoeste do Pará, no Amazonas e no norte de Rondônia. Em Belém, as chuvas ocorrem de moderada intensidade no início da manhã. A partir do meio da tarde, instabilidades se espalham e há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade em Belém, Manaus, Rio Branco, em Palmas e em Porto Velho. No momento da virada, previsão de chuva fraca na capital paraense e de moderada a forte intensidade em Porto Velho e em Rio Branco.