O tempo na Páscoa: Sul e Sudeste com previsão de chuva e até sensação de frio!

O feriado prolongado da Páscoa será marcado pelo tempo instável no centro-sul do Brasil. Sul e Sudeste continuam com chuva e até sensação de frio. Veja o que esperar para os próximos dias.

A Páscoa será um dos poucos feriados prolongados nesse ano de 2024, o que o torna ainda mais aguardado pela população, seja para os dias de descanso, seja para aproveitar a folga e viajar. Independente da escolha, todo mundo fica de olho nas condições do tempo.

A chuva tem sido bastante persistente em boa parte do centro-sul do Brasil nos últimos dias desde que uma frente fria avançou e gerou até a queda acentuada das temperaturas. Aliás, desde o comecinho do outono, uma sensação de frio tem até chamado a atenção no Sul e no Sudeste.

Feriado da Páscoa será um dos poucos prolongados em 2024 e tempo instável pode atrapalhar os planos de viagem de muita gente. A sensação de frio será crucial para quem busca o descanso em casa.

A frente fria já foi embora da costa do Sudeste, está muito afastada no oceano Atlântico, porém, um corredor de umidade tem mantido a presença de nebulosidade e a chuva sobre o continente, especialmente sobre o Sudeste que conta com dias consecutivos já de chuva e temperaturas amenas.

Tempo instável e sensação de frio na Páscoa

No Sudeste a expectativa é de continuidade da chuva nos próximos dias, inclusive com altos acumulados e potencial para transtornos. Entre a metade norte e leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, e boa parte do Espírito Santo e de Minas Gerais, o volume de chuva pode chegar a casa dos 70 milímetros.

chuva
Volume de chuva ainda pode ser expressivo em boa parte do Sudeste no feriado prolongado da Páscoa. No Sul, o volume esperado é menor até o domingo à noite.

Como o volume de chuva previsto ainda é significativo e o solo já está bastante encharcado com as últimas chuvas intensas, o risco para desabamentos de encostas continua alto, atenção redobrada nas regiões serranas. Para quem vai encarar as estradas mesmo com o tempo chuvoso, muita atenção com as pistas molhadas e riscos de aquaplanagem.

Com o tempo mais nublado e ainda chuvoso na maior parte da região, as temperaturas permanecerão amenas por enquanto, o que garante ainda uma leve sensação de frio, nada muito intenso. A tendência é que no decorrer do final de semana, a temperatura suba de maneira gradual.

No Sul do Brasil o cenário tende a ser diferente para o feriado prolongado, com expectativa apenas para chuvas rápidas, isoladas e com menor índice pluviométrico, isso por conta de instabilidades em altos e médios níveis da atmosfera, nada muito organizado.

maxima
A temperatura máxima prevista para a tarde de sábado (30) é de apenas 21°C em cidades da serra catarinense. Leve sensação de frio pode aumentar o fluxo de turistas na região no feriado prolongado.

O volume de chuva será baixo em toda a região até o domingo à noite, último dia do mês de março. De maneira pontual são esperados acumulados em torno de 25 milímetros no Rio Grande do Sul, nada mais que isso. Como a chuva ocorrerá de maneira mais rápida durante o feriado, a condição também é de períodos de sol e redução da nebulosidade, o que abre brechas para o aumento das temperaturas de maneira gradual dia após dia.