O clima de março no Brasil: chuvas devem continuar muito irregulares em boa parte do país

O mês de março é caracterizado como uma transição entre o verão e o outono, e as primeiras previsões indicam um cenário de chuvas irregulares sobre o Brasil. Confira mais detalhes abaixo!

Chuvas no Brasil
O mês de Março será marcado, em geral, pela irregularidade de chuvas. Foto: Ana Carolina Monteiro

Estamos chegando ao final do último mês do trimestre do verão meteorológico brasileiro, e iniciando o mês de março, o primeiro mês do outono, sendo uma estação de transição entre o verão e o inverno.

Climatologia
Mapas da climatologia de chuvas no Brasil para o mês de Março. Fonte: INMET.

Em termos climatológicos, o mês de março é marcado pelo aumento das chuvas no Amapá, extremo norte do Pará e Maranhão, sudeste do Amazonas e litoral norte do Nordeste. Por outro lado, tem-se uma redução gradual das chuvas no litoral e porção norte do estado de São Paulo, assim como também nos estados da região Sul do país.

Principais fatores que influenciam o clima no Brasil

Atualmente, a fase positiva do padrão de variabilidade climática El Niño segue enfraquecendo e caminhando para a neutralidade, ou seja, ao seu fim. Mas os modelos indicam o surgimento de uma nova protagonista ainda no segundo semestre de 2024, a La Niña. Vale lembrar que o El Niño continuará influenciando o clima sobre o Brasil neste mês de março, mas com uma intensidade menor se comparado com o mês anterior.

TSM
Anomalia da TSM para o mês de Março/2024. Fonte: NOAA

Além disso, existem outros moduladores de clima ativos, um deles é a Temperatura de Superfície do Mar (TSM) do Atlântico Sul, que apresenta condições favoráveis à formação de precipitação devido às anomalias positivas de TSM no mês de março. Esse padrão mantém a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais intensa e posicionada mais ao sul da sua posição climatológica.

Outro fator influente do clima no Brasil, é a Oscilação de Madden-Julian (OMJ), que dependendo da sua fase de atuação, favorece ou desfavorece os acumulados de chuva sobre o país. Atualmente a OMJ está na fase 3 e tende a permanecer assim na primeira semana de março. Depois, ela segue para a fase 4 e 5 a partir da segunda metade do mês, ou seja, desfavorecendo a formação de chuvas sobre o Brasil e fortalecendo a irregularidade de precipitação.

oscilação de madden-julian previsão
Impacto da Oscilação de Madden-Julian na precipitação (esq.) em cada fase de atuação, e condição registrada e previsão até o fim de março (dir.). Fonte: NOAA/ECMWF/CFS

Nas primeiras semanas de março, a OMJ poderá inibir a formação de chuvas sobre o litoral do Nordeste, mas por outro lado, a oscilação pode favorecer a precipitação na região Norte, mas o sinal ainda se mostra bem fraco. Na segunda metade do mês em diante, a tendência é de um cenário favorável a chuvas no centro-norte do país, principalmente no litoral norte do Nordeste, coincidentemente na área que recebe influência da ZCIT.

A Oscilação Antártica (AAO) é outro índice capaz de trazer panoramas climáticos para o Brasil, com previsibilidade de cerca de 2 semanas. Em resumo, podemos relacionar o índice positivo com a redução da passagem dos sistemas transientes pelo Sul e Sudeste do país. Já um índice negativo, significa o contrário, as frentes meteorológicas conseguem migrar para latitudes menores, e então, alterar as condições do tempo.

AAO
Análise (linha preta) e previsão (linhas vermelhas) para a Oscilação Antártica.

Através do Índice da Oscilação Antártica, é possível notar que na primeira quinzena de março, a tendência do índice é se manter predominantemente positivo, ou seja, isso desfavorece a formação de sistemas transientes como frentes frias, e consequentemente pode modular um cenário irregular de chuvas no Sul e Sudeste do país.

O fim do período úmido vem acompanhado de chuvas irregulares no Brasil

As previsões do modelo do ECMWF para precipitação na primeira semana de março indicam um padrão irregular de chuvas na porção central e sul do país, com chuvas abaixo da média no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e extremo norte do Paraná. O mesmo padrão é observado na região Norte do Brasil. Por outro lado, a região Nordeste tende a receber acumulados acima da média, principalmente entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Chuvas no Brasil
Previsão semanal da anomalia de precipitação para as semanas de Março. Fonte: ECMWF.

Na segunda semana de março, entre 11 e 18, as chuvas acima da média tendem a se concentrar no litoral norte do Nordeste, Amapá e noroeste do Amazonas, além do estado do Rio Grande do Sul. São esperadas anomalias negativas de chuva no centro do país, desde a região Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste.

Em resumo, segundo o modelo ECMWF, as chuvas tendem a seguir um padrão irregular na segunda semana de março, com acumulados abaixo da média inclusive na região da Bacia do São Francisco, conhecida como médio São Francisco.

Na semana seguinte, entre 18 e 25, o cenário irregular de chuvas persiste em grande parte do Brasil, e espera-se volumes acima do normal no litoral norte do Nordeste, porção central, e alguns pontos do litoral da Bahia. E na última semana de março, a expectativa é de anomalias positivas de chuva no centro-norte do Brasil e permanência de um padrão irregular de chuvas no Sul e Sudeste do país.

Vale lembrar que essas previsões, por serem de longo prazo, podem apresentar incertezas e mudarem em rodas futuras do modelos. Fique de olho na Meteored Brasil nas atualizações da previsão climática no decorrer das semanas!