Nova frente fria chega ao Brasil nesta semana e traz risco de chuvas intensas; saiba quando
A intensidade das tempestades e da chuva será muito menor do que no último fim de semana, relacionada ao último ciclone extratropical. Apesar disso, há alertas vigentes de atenção.

Como antecipado pela Meteored, o Sul do Brasil enfrentou tempestades severas relacionadas à formação de um intenso ciclone extratropical sobre a região no último final de semana.
O desenvolvimento de supercélulas causou um surto de tornados na porção oeste do Paraná e de Santa Catarina, deixando pelo menos 6 mortos, com centenas de feridos e de desabrigados. Com ventos estimados da ordem dos 250 km/h, a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) teve 90% da sua infraestrutura completamente destruída.
Com a atuação da alta pós-frontal, o início desta semana será de tempo firme no Sul do Brasil, mas na quarta-feira (12) uma nova frente fria irá cruzar o centro-sul do país. Confira os detalhes.
Quarta-feira: tempestades no RS
A partir da madrugada de quarta-feira (12), tempestades relacionadas à chegada de uma nova frente fria estão previstas para o Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e o amanhecer, tempestades devem cruzar território gaúcho até a fronteira com Santa Catarina.

A partir da tarde as tempestades perdem força e a chuva se concentra entre Santa Catarina e o Paraná, mas ainda pode chover no centro-norte do Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira (12), as chuvas devem ser mais intensas no sul e no norte/nordeste do Rio Grande do Sul.
Quinta-feira: tempestades avançam para SC e PR
Na quinta-feira (13), conforme a frente fria avança, há previsão de tempestades pontuais a partir da tarde no centro-leste de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná. No Oeste do Paraná as tempestades podem ocorrer também durante a madrugada e manhã. As tempestades serão acompanhadas de chuvas intensas no período da tarde, como mostra o mapa abaixo.

As tempestades cessam no fim do dia, mas a chuva permanece até à noite. Apesar da previsão de chuvas de forte intensidade (em curto período de tempo), os acumulados não devem representar riscos.
Acumulados não devem causar transtornos
Os maiores acumulados de chuva até o final da quinta-feira (13) estão previstos para o Sudeste do Paraná, podendo alcançar ou ultrapassar pontualmente os 50 mm, na divisa com Santa Catarina.

Nas demais áreas, os maiores núcleos de precipitação devem ser em torno de 20 a 40 mm em pontos isolados do Sul e Nordeste do Rio Grande do Sul, bem como no Leste e Oeste de Santa Catarina.
Embora as condições atmosféricas previstas não sejam tão severas como no último fim de semana, as tempestades podem ser localmente intensas. A população deve se manter atenta, principalmente no sentido de evitar permanecer em áreas abertas durante a ocorrência destes sistemas.