Como será o tempo nesta semana no Sul do Brasil após a passagem do ciclone destrutivo; confira a previsão

A semana começa com calmaria no Sul do Brasil, mas o tempo volta a mudar e a trazer chuvas em parte da Região, a partir da quarta-feira, 12 de novembro. Confira os detalhes da previsão do tempo.

frente fria no Sul
A semana começa com calmaria no Sul do Brasil, mas o tempo volta a mudar e a trazer chuvas em parte da Região, a partir da quarta-feira, 12.

Após a passagem intensa e destrutiva do processo de formação de um ciclone extratropical, o Sul do Brasil vai enfrentar dias de calmaria em toda a sua extensão. A partir de meados da semana, uma frente fria volta a atuar na Região e muda o tempo em parte dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

A mudança do tempo traz risco de chuvas intensas e de tempestades pontuais, mas não se comparam à intensidade dos eventos extremos e severos que atingiram os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A seguir trazemos os detalhes da previsão.

Segunda e terça-feira: a calmaria toma conta de toda a Região Sul

A segunda-feira (10), será de calmaria na Região Sul do Brasil devido à atuação de uma massa de ar mais fria, que proporciona o tempo mais firme e as temperaturas mais amenas. A sensação de frio é prevista durante a madrugada, noite e, principalmente, na madrugada em toda a Região Sul. O frio mais intenso acontece nas regiões mais elevadas, com mínimas que podem variar de 0 a 5°C da Serra Catarinense e nos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. O calor é previsto somente para o norte, noroeste e oeste do Paraná, onde as temperaturas atingem 27 e 28°C.

temperaturas
Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira, 10 de novembro.

Já na terça-feira (11), devido ao afastamento da massa de ar frio, os ventos de norte conseguem transportar o ar mais quente para todo o Sul. Assim, as temperaturas sobem e o calor atinge todo o Sul do Brasil ao longo do dia.

A partir de quarta-feira: mudança do tempo

Uma frente fria vinda do Uruguai passa a atuar no Rio Grande do Sul na madrugada da quarta-feira (12). Chuvas de forte intensidade e tempestades pontuais podem atingir o sul do estado. Nas demais regiões, as chuvas acontecem de forma isolada com fraca a moderada intensidade.

previsão do tempo
Previsão de chuva e nebulosidade para a madrugada de quarta-feira, 12 de novembro.

No período da manhã, a frente fria continua atuando sobre o território gaúcho, mas as chuvas de fraca a moderada intensidade se concentram em toda a faixa leste, norte e noroeste do estado. Em Santa Catarina, há previsão de chuva somente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.

No período da tarde, a nebulosidade continua sobre o Rio Grande do Sul, mas com redução do potencial de chuvas, que acontecem no máximo com fraca intensidade nos extremos norte e noroeste. Em Santa Catarina, chuvas de fraca intensidade no meio-oeste do estado. No Paraná, passa a chover no oeste e sudoeste do estado.

No período da noite, as chuvas de fraca intensidade se espalham pelo estado de Santa Catarina, ocorrendo de forma pontual, bem como no sul e leste do Paraná.

A quinta-feira (13) é o dia com maior potencial de chuva forte. As chuvas passam a ocorrer a partir da tarde e há alerta de chuva forte e para o risco de tempestades muito pontuais no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, acrescentando o norte do estado. No Rio Grande do Sul, as chuvas acontecem na forma de pancadas isoladas somente no extremo norte do estado.

previsão do tempo
Previsão de chuvas na tarde da quinta-feira, 13 de novembro.

Na sexta-feira (14), as chuvas reduzem de intensidade. O tempo fica nublado no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com previsão de chuva fraca ou chuvisco nas áreas do leste. O estado do Rio Grande do Sul segue com tempo firme e ensolarado.

previsão do tempo
Previsão de densidade de raios para a tarde da sexta-feira, 14 de novembro.

Por volta do fim da tarde e início da noite, instabilidades podem provocar pancadas de até forte intensidade no oeste, noroeste e norte do Paraná.