Nordeste: fim de semana com sol, calor e alerta de chuvas intensas

O mês de novembro se encerrou com intensas precipitações no Nordeste do país, principalmente no sul da Bahia. Como deve ficar o tempo no final de semana? Saiba mais!

Previsão Nordeste
Diante das últimas chuvas intensas ocorridas no estado da Bahia, que causou alagamentos e deslizamentos, saiba como fica a previsão para o final de semana.

A última semana já começou tensa no Nordeste do país, com chuvas expressivas e persistentes no estado da Bahia. Tais instabilidades observadas sob a Bahia, foram resultado da atuação da ZCAS, VCAN e resquícios de uma frente fria.

Mais de 30 municípios baianos foram afetados pelas chuvas e nove decretaram situação de emergência. A chuva causou alagamento em diversas ruas e no município de Pau Brasil, no sul da Bahia, moradores registraram uma chuva de granizo.

Além disso, municípios de Pernambuco registraram chuvas fortes no mês de novembro, considerado um dos mais secos do ano. O maior acumulado registrado foi em Arcoverde, no Sertão, com 154 milímetros, seguido por Buíque, na mesma região, com 143 mm, ambos em 24 horas.

A causa dessas chuvas atípicas seria um conjunto de fatores. O mês de novembro é considerado o mês mais seco em Pernambuco, apesar de já começar as pancadas de chuvas mais isoladas no Sertão. No Agreste, Zona da Mata e todo o litoral é o mês mais seco.

O fenômeno da La Niña atua desde 2021 no Oceano Pacifico e deve permanecer influenciar o padrão de chuvas até 2023, mesmo com baixa intensidade. A La Niña faz com que os sistemas meteorológicos, principalmente a Zona de Convergência do Atlântico Sul, avancem mais para o norte e causem chuvas mais intensas na região Nordeste. Mas afinal como fica o tempo para o final de semana?

Previsão do tempo para o Nordeste no sábado

O ar quente e úmido que predomina sobre o país e a circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, geram grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil. Nuvens carregadas crescem em todas as regiões e provocam fortes pancadas de chuva em muitos estados, se estendendo pelo litoral e pelo interior do país.

Para o final de semana, as condições de instabilidades devem permanecer na região litorânea e interior do estado da Bahia, com chuvas levando potencial para transtornos.

Segundo a previsão espera-se chuvas isoladas sob o estado da Bahia, com maior ênfase no litoral do estado, podendo chegar até o litoral de Sergipe. No estado de Pernambuco, a porção do interior pode permanecer com o céu nublado com períodos de sol, e no litoral deve-se esperar sol entre nuvens com períodos de chuva fraca.

Em Alagoas, o céu pode permanecer encoberto com possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. Nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, o tempo deve permanecer com sol entre nuvens com probabilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia.

No estado do Maranhão, é esperado tempo firme com sol entre nuvens em boa parte do estado, com probabilidade de chuvas isoladas na porção sul do estado. No Piauí, o tempo deve permanecer firme com períodos nublado durante o dia e as temperaturas ficam em torno dos 30°C, com máximas podendo chegar aos 35°C.

Previsão do tempo para o Nordeste no domingo

No domingo, o céu pode permanecer encoberto e com probabilidade de chuva fraca na porção sul do estado da Bahia. Além disso, há a possibilidade de precipitação mais intensa no interior do estado. Na capital, Salvador, espera-se chuva fraca durante o dia e temperaturas em torno de 25°C.

No estado de Pernambuco, espera-se céu nublado com períodos de sol no interior do estado, e no litoral deve-se esperar sol entre nuvens com períodos de chuva fraca. Em Alagoas, o céu pode permanecer encoberto com possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia.

Nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, o tempo permanece com sol entre nuvens, e sem grandes acumulados de precipitação. A temperatura poderá atingir os 36°C em alguns municípios do estado do Ceará.

Como as previsões podem sofrer alterações, fique de olho nas atualizações e as previsões detalhadas para sua cidade aqui na plataforma da Meteored.