Fim de semana de calor, pancadas e de risco de temporais pelo Brasil

Apesar da pequena mudança de padrão e de um certo alívio das chuvas abrangentes em boa parte do Brasil, pancadas isoladas, chuvas intensas e temporais se espalham pelo Brasil no fim de semana. Confira aqui os detalhes e os alertas da previsão do tempo.

alerta tempo severo chuvas volumosas
Apesar da pequena mudança de padrão e de um certo alívio das chuvas abrangentes em boa parte do Brasil, pancadas isoladas, chuvas intensas e temporais

O Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfiguraram, o que contribui para a diminuição das chuvas em boa parte do Brasil, com destaque para o norte de Santa Catarina e leste do Paraná, que vem sofrendo com acumulados de até 600 mm em apenas 5 dias.

No entanto, ainda instabilidades se formaram no decorrer da tarde da última quinta-feira (01) provocando temporais e chuvas intensas de forma mais pontual, mas que foram suficientes para provocarem inundações e muitos estragos na região metropolitana de Florianópolis.

No próximo fim de semana, a manutenção da umidade, o calor e fatores que contribuem para a organização da umidade, favorecem o desenvolvimento de instabilidades em boa parte do Brasil e para chuvas intensas e temporais.

Alertas e destaques para o sábado

O sábado (03) será caracterizado por muita nebulosidade e sensação de calor em boa parte do Brasil.

Na Região Norte, a atividade convectiva acontece já no período da manhã e com chuvas de moderada a forte intensidade na metade oeste do Tocantins, na porção central-oeste e noroeste do Pará, na metade norte do Amazonas, no oeste de Roraima, de Rondônia e do Acre.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham por praticamente toda a Região Norte, provocando chuvas intensas e temporais. Tempo firme somente no norte e leste do Tocantins e no norte do Pará.

A continuidade das chuvas e o potencial de eventos intensos mantêm o risco de transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos nas regiões Sul e Sudeste.

No Centro-Oeste, também com muita nebulosidade e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma pontual já pela manhã no norte e oeste do Mato Grosso, no sul de Goiás e no norte do Mato Grosso do Sul.

A partir da tarde, alerta para o potencial de temporais no centro-oeste do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande, na metade norte e oeste do Mato Grosso, o que inclui Cuiabá, e em todo o território goiano.

Nas regiões Sul e Sudeste, muita nebulosidade e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã, mas de forma muito pontual no Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, no noroeste do Paraná, no centro-norte de São Paulo e no oeste da região do Triângulo Mineiro.

alerta temporais e chuvas intensas
Previsão de chuva para a tarde do sábado mostra o potencial de temporais e de chuvas intensas mais para a faixa leste do Sul, Sudeste e sul da Bahia, e para a Região Norte.

A partir do fim da manhã, com a umidade e as temperaturas elevadas, instabilidades começam a se desenvolver e, no restante do dia, há alerta de temporais e chuvas intensas na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região Central e metropolitana de Porto Alegre, em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

As chuvas mais abrangentes e com maior potencial para transtornos ocorrem no estado do Sul, no leste e nordeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo.

No Nordeste, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com nebulosidade pela manhã em toda a faixa leste e chuva fraca somente no sul da Bahia. A partir da tarde, passa a chover com moderada a forte intensidade em todo o leste, sul e oeste da Bahia, com pancadas podendo atingir o sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Alertas e destaques para o domingo

O domingo (04) será mais um dia de tempo instável em boa parte do país e com potencial para chuvas intensas e temporais.

Na Região Norte, pela manhã chuvas de moderada a forte intensidade podem ocorrer no norte de Rondônia e entre os estados do Amazonas e do Pará. A partir da tarde, passa a chover em todo o Amazonas, Acre, Rondônia, oeste e sul do Pará, com pancadas isoladas no sul do Tocantins.

No Centro-Oeste, há também a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade no nordeste do Mato Grosso do Sul, sul, leste e norte do Mato Grosso. A partir da tarde, alertas de chuvas intensas e temporais para todo o Centro-Oeste, com maior potencial para transtornos no norte e leste mato-grossense e no estado de Goiás.

alerta de chuvas intensas e temporais
Previsão de chuva para a tarde do domingo mantém o potencial de temporais e chuvas intensas pelo país.

Nas regiões Sul e Sudeste, nebulosidade pela manhã e possibilidade de chuvas pontuais no leste do Rio Grande do Sul, norte do Paraná e no oeste de São Paulo. Já no fim da manhã, as instabilidades já se formam e contribuem para chuvas de forte intensidade que se espalham no decorrer da tarde.

Alerta de temporais e chuvas intensas para a metade oeste e norte do Rio Grande do Sul, para todas as regiões de Santa Catarina, do Paraná e do estado de São Paulo, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, bem como nas demais regiões mineiras.

Na Região Nordeste, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com previsão de tempo instável somente para o estado da Bahia. Pela manhã muita nebulosidade e chuva fraca somente no leste baiano, com maior probabilidade de chuva para o sul do estado.

A partir do fim da manhã e no decorrer da tarde, há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade em todo o estado da Bahia, com maiores volumes previstos para a faixa leste.