Nordeste: atuação da ZCIT deve provocar chuvas de até forte intensidade

A presença mais ao sul da Zona de Convergência Intertropical continuará favorecendo a formação de chuvas fortes neste final de semana. Por outro, as temperaturas continuam elevadas. Confira a previsão do tempo!

previsão do tempo nordeste
Atuação da ZCIT favorece a formação de chuvas no Nordeste, mas o calor deve predominar em boa parte da região.

Finalmente o mês de janeiro terminou, que foi marcado por eventos de chuvas intensas no Nordeste, principalmente na porção norte da região. O período entre janeiro e abril é considerado chuvoso no litoral norte do Nordeste.

A cidade de Icó, no interior do Ceará, teve a maior chuva já registrada neste ano, de 143 mm entre a terça (31) e a quarta-feira (01).

O município de Icó, a 375 quilômetros de distância de Fortaleza, ficou com ruas e casas alagadas durante a chuva ocorrida na última semana. Um raio destruiu parte da sede do Conselho Tutelar da cidade. No primeiro mês de 2023, 183 dos 184 municípios cearenses registraram precipitações.

No estado do Piauí, após as fortes chuvas, três barragens atingiram o volume máximo. Por outro lado, um temporal no município de Parnaíba na última semana deixou 10 famílias desabrigadas. O estado do Maranhão também sofreu com as intensas chuvas registradas, e vários pontos da capital São Luís possuem problemas de infraestrutura.

Será que a chuva deve persistir no final de semana? Confira abaixo a previsão para a região Nordeste.

Previsão do tempo para o sábado

Devido a configuração da Zona de Convergência Intertropical posicionada mais ao sul da região equatorial, o tempo deve continuar instável principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

No estado do Maranhão existe previsão de chuvas intensas, principalmente à tarde e início da noite. Na capital São Luís, a máxima será de 29°C e mínima de 24°C. Na porção sul do estado do Piauí, há chances de precipitação intensa no período da tarde e no restante do estado, a previsão é de céu encoberto com probabilidade de chuva fraca no início da manhã.

A configuração da Zona de Convergência no Atlântico favorece a formação de chuvas intensas sobre a região Nordeste neste final de semana.

No Ceará, mesmo com chances de chuvas intensas em boa parte do estado, o calor deve predominar com temperaturas máximas podendo chegar aos 37°C no interior. As chuvas podem ocorrer no final da tarde e/ou início da noite.

Em boa parte do estado do Rio Grande do Norte, a previsão é de céu aberto com probabilidade de chuvas pontuais à tarde. As temperaturas máximas podem chegar aos 38°C no interior do estado.

previsão do tempo nordeste
ZCIT no Nordeste traz potencial de chuvas intensas e volumosas. Interior nordestino tem possibilidade de pancadas isoladas.

No litoral entre os estados da Paraíba e Alagoas, a previsão é de períodos nublados com probabilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia. No interior dos estados, o tempo deve permanecer aberto com períodos nublados e temperaturas elevadas.

No estados da Bahia e Sergipe, o tempo deve permanecer estável com períodos nublados durante o sábado e as temperaturas máximas podem chegar aos 33°C em alguns municípios do interior

Previsão do tempo para o domingo

O tempo deve permanecer instável no estado do Maranhão, com céu nublado e chances de chuva a qualquer hora do dia. No Piauí, a probabilidade de chuvas intensas aumentam na porção norte do estado, no período da tarde e início da noite. E no restante do estado, o tempo permanece com períodos nublados na maior parte do dia.

No estado do Ceará, a probabilidade de chuvas intensas aumentam. O tempo deve ficar encoberto com previsão de chuvas no período da tarde. Na capital Fortaleza a previsão é de chuva fraca a qualquer hora do dia e temperatura máxima em torno dos 30°C.

No domingo, o tempo deve ficar instável com probabilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia no estado do Rio Grande do Norte. Entre a Paraíba e o estado de Alagoas a previsão é de céu aberto com períodos nublados, e chances de chuvas pontuais no final da noite e início da madrugada.

Na Bahia e em Sergipe, o tempo deve continuar estável com períodos nublados durante o domingo e as temperaturas máximas podem chegar aos 31°C em alguns municípios do interior.

Como as previsões podem sofrer alterações, fique de olho nas atualizações e as previsões detalhadas para sua cidade aqui na plataforma da Meteored|Tempo.com.