Nesta semana os temporais retornam para as regiões CO e SE

No decorrer da semana as chuvas se espalham por todo o Centro-Oeste e Sudeste levando risco para temporais e chuvas volumosas, que podem provocar transtornos. No Sul, os maiores volumes passam a ocorrer no Paraná e em Santa Catarina.

Chuvas se espalham pela Região Sul e o risco de temporais retorna para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Nesta segunda-feira (04). Apesar da previsão de pancadas isoladas na arte da tarde no Centro-Oeste, Tocantins e no leste de Minas Gerais, as chuvas mais volumosas ainda ocorrem no Sul do Brasil. A presença de uma frente fria no oceano e a intensificação de um cavado provocam aumento das chuvas na parte da tarde em todo o Rio Grande do Sul e estado de Santa Catarina. Há risco para temporais e chuvas volumosas. Na região metropolitana de Porto Alegre, o alerta fica para a parte da noite e madrugada.

Destaques e alertas no restante da semana

Na terça-feira (05), uma região de baixa pressão no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, deixa o tempo instável em todo o Sul do Brasil. Tempo nublado e sem chuva em toda a metade sul gaúcha ao longo do dia. Já no norte do Rio Grande do Sul, estado de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, o dia fica chuvoso com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã e mais isoladas na parte da tarde. Já nas demais áreas paranaenses, alerta de temporais na segunda parte do dia, atingindo a região metropolitana de Curitiba por volta do fim da tarde e início da noite.

No estado de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul, Goiás e leste do Mato Grosso. A nebulosidade aumenta ao longo da tarde e no fim do período há risco para ocorrência de temporais e chuvas volumosas. Na metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o alerta fica para o período da noite.

Na quarta-feira (06), a área de baixa pressão se desloca mais para norte se mantendo no oceano e na altura da Região Sudeste, o que contribui para um dia mais instável na porção mais central do país. Previsão de chuva de fraca intensidade já pela manhã na metade sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no leste paulista. Na parte da tarde, instabilidades começam a se desenvolver e há risco para temporais localizados em todo o Centro-Oeste, estado de São Paulo, metade sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Na Região Sul, há previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no oeste do Paraná e de Santa Catarina, com chuvas intensas a partir do meio da tarde nessas áreas com a inclusão no centro-norte e sul do Paraná e o extremo norte do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (07), a formação de uma região de cavado sobre o Sul, aumenta a chance de chuva na Região e mantém o dia instável em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Pela manhã chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade e se espalha por toda a Região Centro-Oeste, com alerta para temporais no centro-norte e leste do Mato Grosso, metade sul de Goiás e em todo o estado do Mato Grosso do Sul. A metade sul e oeste de Minas Gerais, estado de São Paulo, o Paraná e Santa Catarina, também possuem alerta para chuvas de forte intensidade.

Na sexta-feira (08), mais um dia instável e com risco de temporais no Centro-Sul do país. Previsão de chuvas isoladas pela manhã no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, oeste de Santa Catarina, estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A partir do meio da tarde, alerta para temporais e nessas áreas e no sul do estado de Goiás e do Espírito Santo.