Nesta quarta-feira uma frente fria chega ao Brasil: frio vai ganhar intensidade no centro-sul do país

Com a chegada de uma nova frente fria sobre o país nesta quarta-feira, as temperaturas voltam a cair e o frio ganha força sobre partes do centro-sul do Brasil

    O tempo estável e com poucas nebulosidades estão com as horas e os dias contados para grande parte da Região Sul e algumas pequenas áreas do Centro-Oeste. Nos próximos dias a formação de uma frente fria proveniente de um ciclone sobre a porção sul da América do Sul avança sobre áreas do território brasileiro e provoca mudanças no tempo.

    A tarde da terça-feira (15) ainda terá bastante sol, tempo firme, seco e poucas nuvens. Além disso, antes da chegada da frente fria estão previstas elevação nas temperaturas, em alguns municípios do Rio Grande do Sul e do Paraná a máxima fica próxima aos 30°C.

    O ciclone e a frente fria vão consolidar a sua formação no final da manhã desta quarta-feira (16) e com o passar das horas o sistema avança sobre o país onde provoca chuvas e queda nas temperaturas. Áreas do centro-sul do Brasil também serão afetadas ao longo desta quinta-feira (17) com mínimas que chegam aos 3°C.

    Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (16) sobre as áreas que podem ser afetadas pela frente fria.

    Quarta-feira com chegada de frente fria sobre o Brasil

    Ainda na madrugada de quarta-feira (16) as primeiras nuvens vão surgir no território brasileiro. Finalmente, um indicativo de que a frente fria se aproxima da região. As primeiras áreas a registrarem o tempo mais instável ficam no sul do Rio Grande do Sul e no oeste do estado.

    No final da manhã as primeiras pancadas de chuva são previstas para o sudoeste do Rio Grande do Sul, nas cidades de Uruguaiana/RS e Alegrete/RS, com intensidade variada, em momentos chuva moderada e outros com chuvas mais fortes.

    Nebulosidade e chuva prevista para a noite de quarta-feira (16).
    Nebulosidade e chuva prevista para a noite de quarta-feira (16).

    Durante a tarde de quarta-feira (16) toda a Região Sul e sul do Mato Grosso do Sul se encontra com o tempo fechado, já por conta do ciclone e da frente fria que avança pelo território brasileiro. À medida que a frente fria avança são previstas chuvas para áreas do centro, norte e noroeste gaúcho, oeste catarinense.

    A quinta-feira (17) tem previsão de precipitação ao longo da madrugada e toda a manhã. A frente fria irá alcançar outros estados como Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que as chuvas perdem a intensidade já no começo da manhã.

    Ciclone impulsiona ar frio sobre o centro-sul do Brasil

    Além da frente fria que provoca pancadas de chuva a partir desta quarta-feira (16), as temperaturas voltam a cair sobre o centro-sul do Brasil. Uma nova massa de ar frio avança sobre a região impulsionada pelos ventos ventos do ciclone na costa do país.

    Temperatura prevista para a noite de quinta-feira (17) sobre o centro-sul do Brasil.
    Temperatura prevista para a noite de quinta-feira (17) sobre o centro-sul do Brasil, mostra temperaturas baixas em áreas do RS e SC.

    Na própria quarta-feira (16) são esperadas quedas acentuadas nas temperaturas do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana/RS a previsão é de que a temperatura caia 8°C em apenas 4 horas. Na capital Porto Alegre/RS, friozinho apenas no dia seguinte, a quarta (16) será com máximas de 26°C e na quinta (17) não supera os 19°C.

    Em Santa Catarina não será muito diferente, as cidades localizadas na região de serra, centro e oeste do estado tem previsão de temperaturas amenas nesta quinta-feira (17). Em São Joaquim/SC, por exemplo, a mínima será de 3°C e a máxima não supera os 13°C, dando indícios da possibilidade de geadas na serra catarinense.

    Anomalia de temperatura no nível de 850 hPa para esta quinta-feira (17).
    Anomalia de temperatura no nível de 850 hPa para esta quinta-feira (17)

    Mas se engana quem acredita que o ar frio ficará restrito apenas nos estados mais ao sul do Brasil. A massa de ar polar vai atingir outros estados ao longo da quinta-feira (17) como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, e vai deixar as temperaturas abaixo da média para este período.

    No centro-oeste do Paraná as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C enquanto que as máximas não superam os 17°C. Mesma situação do sul do Mato Grosso do Sul, em Amambaí/MS, a máxima fica próxima de 16°C e as mínimas em torno de 10°C.