Ciclone traz alertas de chuvas intensas e rajadas de vento de até 90 Km/h entre esta quinta (17) e sexta (18) no RS
Formação de ciclone e frente fria sobre a costa do RS aumenta os riscos de chuvas intensas e prevê rajadas de vento que chegam aos 90 Km/h entre quinta e sexta-feira
- Veja também: Frente fria e ciclogênese trazem mudança do tempo e risco de chuvas intensas para esta semana

O início da semana será com tempo firme e seco sobre o Rio Grande do Sul, o que já vem sendo registrado nas últimas semanas, não somente sobre a Região Sul, mas também sobre todo o Brasil.
No decorrer desta quarta-feira (16) haverá a formação de um ciclone e, consequentemente, o surgimento de uma frente fria sobre o Sul da América do Sul. O sistema vai avançar sobre áreas da Argentina e Uruguai antes de alcançar o sul do Rio Grande do Sul.
Ainda na quarta-feira (16), com o passar das horas a frente fria irá avançar sobre o estado gaúcho e provocará as primeiras chuvas da semana, a intensidade varia entre moderada e forte, principalmente sobre a porção oeste e sul do Rio Grande do Sul. Confira agora como fica a previsão do tempo para as áreas afetadas pelo ciclone.
Previsão de chuvas intensas e fortes rajadas de vento para o RS
A presença do ciclone próximo a Região Sul do Brasil traz alertas para chuvas intensas logo nas primeiras horas da quinta-feira (17). A madrugada será marcada pelas chuvas fortes que estão previstas para ocorrer em áreas do noroeste, norte e centro do Rio Grande do Sul.

Cidades importantes do território gaúcho como Caxias do Sul/RS e Passo Fundo/RS, que somados possuem 670 mil moradores, vão ficar em alerta para o registro de chuvas intensas. Além das cidades interioranas, a capital Porto Alegre/RS também tem previsão de chuva no decorrer da madrugada, contudo, as chuvas terão intensidade menor em comparação com as demais áreas.
Pela manhã as chuvas perdem intensidade, a frente fria começa a se afastar e parte em direção ao oceano. Com isso, as chuvas diminuem sobre o Rio Grande do Sul, restando apenas pancadas leves sobre a região de Serra, como Vacaria/RS e São José dos Ausentes/RS.

No período da tarde e decorrer da noite pancadas de chuvas são previstas para os municípios do extremo sul como Pelotas/RS e Rio Grande/RS, mas os volumes são baixos e não devem gerar transtornos. Pancadas isoladas de chuva ainda serão registradas durante a manhã e a tarde de sexta-feira (18), mas sem perigos.
A preocupação será grande com as rajadas de vento. À medida que o ciclone avança os ventos ficam mais intensos, em destaque para áreas próximas ao núcleo do sistema. As rajadas começam a se intensificar nas primeiras horas da quinta-feira (17), com velocidades que chegam aos 46 Km/h em Santa Maria/RS e Bagé/RS.

No final da manhã e durante toda a tarde de quinta-feira (17) as rajadas de vento ganham cada vez mais intensidade. Confira abaixo a lista de algumas cidades com a intensidade das rajadas de vento para esta quinta (17):
- Canguçu/RS - 78 Km/h
- Arroio Grande/RS - 79 Km/h
- Porto Alegre/RS - 70 Km/h
- Rio Grande/RS - 69 Km/h
Durante a madrugada e manhã de sexta-feira (18) os ventos mais fortes ficarão condicionados a áreas do leste gaúcho. Em cidades como Pelotas/RS (50 Km/h) e Osório/RS (62 Km/h). No decorrer da tarde e durante a noite os ventos perdem força com o deslocamento do ciclone para o interior do oceano Atlântico.