Nas próximas horas, ciclone e frente fria vão provocar intensa mudança do tempo no Sudeste, veja os alertas
O ciclone deve se formar sobre o norte do Rio Grande do Sul e se deslocar rapidamente para o oceano Atlântico. Sua frente fria vai cruzar o centro-sul do Brasil, afetando a Região Sudeste com tempestades, chuvas e ventos intensos.

O processo de formação de um ciclone extratropical sobre a Região Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) e o avanço de sua frente fria sobre o centro-sul do país deixa a Região Sudeste em alerta para tempestades severas, chuvas fortes e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h.
O modelo ECMWF, de confiança da Meteored, indica que o ciclone deve se formar durante a tarde e que terá um rápido deslocamento em direção ao oceano Atlântico até o fim do dia.

Desta forma, a intensa mudança no tempo na Região Sudeste terá início já no final da tarde de sexta-feira (7), quando as primeiras tempestades relacionadas ao ciclone avançam sobre o estado de São Paulo. Confira os detalhes.
Tempestades afetam a região entre a sexta e o domingo
As primeiras tempestades organizadas pelo escoamento da atmosfera associado com o ciclone irão alcançar o estado de São Paulo no final da tarde de sexta-feira (7). As tempestades estão previstas ocorrer nas mesorregiões de:
- Presidente Prudente
- Araçatuba
- Assis
As tempestades devem ser intensas, com chuvas fortes e rajadas de vento da ordem de 60 km/h. A alta densidade de raios prevista indica presença de conteúdo de gelo nas nuvens, e o risco de granizo não é descartado. Até o fim da noite, tempestades também estão previstas para o sudoeste de Minas Gerais.

A partir da madrugada do sábado (8), o sistema frontal (frente fria) associado com o ciclone alcança a região Sudeste e espalha tempestades em uma ampla área ao longo de todo o dia.
Entre o amanhecer e a tarde de sábado (8), tempestades estão previstas para todo o estado de São Paulo, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, incluindo a Região Metropolitana.

Entre a noite de sábado (8) e o domingo (9), as tempestades vão diminuir na região Sudeste como um todo, mas vão ganhar intensidade entre a metade norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Em Minas Gerais ainda há previsão de tempestades pontuais ao longo do domingo (9), mas menos intensas.
Pouca chuva, muito vento
Os acumulados de chuva previstos até o final do domingo (9) indicam que a região com mais chuva será no interior, entre São Paulo e Minas Gerais, e também no Espírito Santo. Os acumulados do fim de semana serão em torno dos 30 a 60 mm.
O valor mais elevado, de 90 mm no norte de Minas Gerais, mostrado no mapa abaixo se deve à precipitação entre quinta (6) e sexta-feira (7), portanto, não relacionada ao ciclone do fim de semana.
No geral, as tempestades serão intensas com potencial de chuvas intensas em curtos períodos de tempo, mas o acumulado relacionado a este sistema não será muito expressivo. Por outro lado, há alertas de ventos intensos, principalmente na faixa leste.

Entre a manhã e a tarde de sábado (8), rajadas de vento da ordem de 100 km/h estão previstos para a faixa leste de São Paulo e Rio de Janeiro.
Entre Minas Gerais e o Espírito Santo as rajadas podem ultrapassar os 85 km/h e se aproximar dos 100 km/h. As regiões mais propícias são entre o Sul de Minas, a Zona da Mata e o Vale do Jequitinhonha e a região serrana no centro-sul do Espírito Santo. Já em São Paulo capital as rajadas máximas serão superiores a 80 km/h.

Rajadas acima de 90 a 100 km/h podem provocar danos estruturais significativos, especialmente em telhados, fachadas e redes elétricas, além de queda de árvores e galhos.
No litoral, o mar tende a ficar muito agitado, com ressaca e risco para navegação e atividades marítimas. A recomendação é evitar áreas costeiras, embarcações e estruturas expostas ao vento até a melhora das condições.