Ciclone extratropical: INMET emite alerta vermelho para chuvas intensas e rajadas de ventos nesta sexta, 7; confira
Um ciclone extratropical deve se formar sobre o norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7), trazendo tempestades intensas, chuvas fortes e rajadas de vento que colocam a população em risco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de diferentes níveis de perigo para a Região Sul do Brasil, parte do Centro-Oeste e também do Sudeste, devido à formação e avanço do ciclone extratropical nesta sexta-feira (7).

O alerta vermelho, máximo na escala, indica “grande perigo”, e está vigente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, relacionado a chuvas fortes e rajadas intensas de vento. Confira em detalhes o que dizem os alertas e as áreas afetadas.
Alerta vermelho para chuvas intensas
Este alerta é emitido para chuvas intensas, superior a 60 mm/h ou volumes superiores a 100 mm/dia, quando há risco de alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos de terra.
O aviso está válido para o estado do Rio Grande do Sul, principalmente no Noroeste, Centro, Sudoeste, Região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste do estado.

As recomendações neste caso envolvem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, evitar áreas alagadas e permanecer em local abrigado.
Moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção a sinais de movimentação de terra ou elevação rápida da água. Em situações de inundação, é aconselhável proteger documentos e pertences com sacos plásticos.
Alerta vermelho para rajadas de ventos intensas
Outro alerta vermelho, de grande perigo, está emitido para a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, que podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
O alerta está válido para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas também também inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Grande Florianópolis.

As rajadas de vento podem alcançar os 100 km/h, com risco de quedas de estruturas, árvores, galhos, corte de energia elétrica, e deixando o mar muito agitado e risco de ressaca. É recomendável evitar áreas costeiras, embarcações e atividades marinhas.
Alerta laranja para tempestades
O alerta laranja de perigo para tempestades intensas está válido para quatro estados do centro-sul nesta sexta-feira (7), sendo eles:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Metade sul do Mato Grosso do Sul
- São Paulo, na região de fronteira com o Paraná
Este nível de aviso é emitido para tempestades com intensidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia, ventos intensos (entre 60 e 100 km/h). Há risco de queda de granizo, de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Recomenda-se, primeiramente, evitar áreas ao ar livre durante tempestades. Caso não seja possível, recomenda-se evitar se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento e raios, devido aos riscos de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, nunca atravesse uma área alagada, seja a pé ou de carro.
Ciclone extratropical se forma sobre o continente
O modelo ECMWF, de confiança da Meteored, indica que o ciclone extratropical deve se formar durante a tarde de sexta-feira (7) sobre o Rio Grande do Sul, e que este terá um rápido deslocamento em direção ao oceano Atlântico até o fim do dia.

As primeiras previsões do modelo indicavam volumes de chuva que poderiam se aproximar dos 200 mm em 24 horas sobre o Rio Grande do Sul. As rodadas atuais estão prevendo acumulados bem menores, mas que ainda podem alcançar 100 mm até o final da sexta-feira (7), com potencial de transtornos.

A população e as autoridades devem se manter em alerta para minimizar os riscos associados às tempestades, chuvas intensas e ventos. Moradores de áreas de risco e com histórico de alagamento precisam redobrar o estado de atenção. Em caso de emergência, é necessário contatar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).