Muito calor e umidade do ar baixa em boa parte do país. Até quando?

Um padrão de bloqueio se estabeleceu e proporciona calor fora de época em boa parte do país, o que também contribui para o agravamento dos índices de umidade do ar no Brasil Central. Até quando vai esse padrão?

onda de calor, inverno
Previsão de manutenção do tempo seco e quente com probabilidade de recordes de temperatura.

Nesta semana um padrão de bloqueio atmosférico se estabeleceu, o que traz como consequência um período seco e, principalmente, quente em boa parte do país. Essa manutenção do tempo firme e o aumento das temperaturas proporcionam um agravamento dos índices de umidade do Brasil Central.

A seguir confira o padrão das temperaturas máximas e da umidade relativa.

Evolução das temperaturas máximas e da umidade relativa

O escoamento de norte se torna mais intenso nesta quarta-feira (18), devido à atuação de uma frente quente entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, que já vem provocando chuvas de moderada a forte intensidade desde o início da manhã.

O aumento das temperaturas e a sensação de calor é bastante sentido em praticamente toda a Região Sul, em todo o Centro-Oeste, estado de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. As máximas atingem os 27°C em Florianópolis e em Curitiba, os 28°C em São Paulo, 28°C no Rio de Janeiro, 36°C em Campo Grande e 40°C em Cuiabá.

No leste e nordeste do Rio Grande do Sul, a maior concentração de nuvens não permite que as temperaturas subam muito, mas uma sensação de abafamento pode ser sentido, com máximas chegando aos 26°C.

Na quinta-feira (19), o tempo firme predomina também em toda a Região Sul e se trata, principalmente, do dia dos possíveis recordes de temperatura deste inverno. Em Porto Alegre, a previsão das máximas é de 33°C, em Curitiba de 28°C e em São Paulo de 30°C. Já em Campo Grande e em Cuiabá, na sexta-feira (20), pode se registrar as maiores temperaturas do ano, com 38°C e 41°C, respectivamente.

As temperaturas elevadas e o calor em pleno inverno devem persistir até meados da próxima semana. Até lá, novos recordes podem ser registrados em outras localidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Outro elemento que é destaque neste período é a umidade relativa do ar bastante baixa. Não é incomum nesta época do ano índices de umidade bastante baixos, no entanto, com a persistência das temperaturas elevadas, a área com índice em torno dos 10% se espalha até o estado de São Paulo e norte do Paraná, com valores de 20% chegando ao estado de Santa Catarina.

Essa condição contribui muito para a ocorrência de incêndios, manutenção de material particulado, o que favorece o aumento da probabilidade de problemas respiratórios.

Quando deve ocorrer a mudança de padrão?

A já esperada mudança de padrão deve ocorrer no fim do mês por volta do dia 26, quando uma frente fria avança pela Região Sul representando a quebra do bloqueio, ou pelo menos o seu enfraquecimento, uma vez que o sistema frontal não consegue evoluir latitudinalmente até o Sudeste.

De qualquer forma, pode-se tratar de um evento de chuva bastante significativo, com volumes elevados, mas também vir acompanhado de fortes rajadas de ventos e até mesmo granizo, uma vez que se espera um grande contraste térmico.