Semana de veranico começa com os seus dias já contados no Sul do Brasil

Essa será uma semana de altas temperaturas e tempo seco no Centro-Sul do Brasil, configurando um período de veranico! Porém, no final da semana as chuvas voltarão em partes do Sul. Portanto, o veranico já está com seus dias contados!

Veranico Sul Brasil
Dias mais quentes e secos que o normal caracterizarão um período de veranico no meio dessa semana no Sul do Brasil.

Conforme noticiamos na semana passada, essa semana será de temperaturas elevadas, muito acima do esperado para essa época do ano, em grande parte do Centro-Sul do Brasil, principalmente na região Sul. Além do calor, o tempo estará mais seco, com valores baixos de umidade relativa, que representam sérios riscos para a saúde humana e também para o meio-ambiente.

Esse período de temperaturas mais quentes e tempo seco durante a época mais fria do ano é chamado de veranico. Essa condição de veranico é ainda mais característica na região Sul, que geralmente registra maiores acumulados de chuva e temperatura mais frias durante o outono e inverno, devido principalmente a passagem de frentes frias e ciclones extratropicais.

Quando uma alta pressão ou uma condição de bloqueio atmosférico se estabelece sobre a região, desfavorecendo a formação de nebulosidade e contribuindo para uma maior incidência de radiação solar, temos um aumento das temperaturas máximas e mínimas e uma drástica diminuição da umidade relativa, configurando então um período de veranico, que pode durar de 3 a 5 dias.

Entre segunda (22) e terça-feira (23) o escoamento de altos níveis da atmosfera configurará um padrão de bloqueio atmosférico sobre o leste da região Sul do país. Esse padrão de bloqueio favorecerá a permanência de uma alta pressão entre terça e quinta-feira (25), contribuindo para a elevação das temperaturas durante o dia, principalmente.

As temperaturas máximas na tarde de quinta-feira (25) chegarão a valores próximos de 30°C em muitas cidades do Sul do país.

Segundo o modelo numérico ECMWF são esperadas temperaturas máximas próximas dos 30°C e mínimas próximas de 20°C em muitas cidades gaúchas, principalmente na porção oeste do estado. Esse é o caso da cidade de Uruguaiana que, pelas previsões, poderá registrar uma temperatura máxima de 28°C e mínima de 19°C na quarta-feira (24).

Essas são temperaturas muito acima das esperadas para o mês. Em Uruguaiana, por exemplo, são esperadas temperaturas máximas da ordem de 22°C e mínimas de 11 °C em maio, portanto, a cidade registrará temperaturas cerca de 6 a 8 graus acima do normal!

A capital gaúcha também registrará temperaturas máximas próximas a 28°C e mínimas em torno de 15°C entre terça e sexta-feira (26), com a sensação térmica podendo chegar facilmente aos 30°C na cidade durante a tarde. A partir de sexta, essas condições poderão mudar!

Veranico com os dias contados!

Para aqueles que não gostam do calor e o tempo seco, não se preocupem, e para aqueles que gostam, aproveitem enquanto podem, pois de acordo com as previsões do modelo numérico ECMWF, o veranico já tem data para acabar!

A formação de um ciclone e sua frente fria darão um fim ao período de veranico no Sul no final da semana.

Entre o final dessa semana e início da próxima, o processo de formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul e sua frente fria associada trará as chuvas e a nebulosidade de volta ao Sul, principalmente para o Rio Grande do Sul.

As previsões indicam um retorno das chuvas sobre o Rio Grande do Sul entre a manhã e tarde de sexta-feira (26), mudando as condições do tempo na região.

A previsão é que a chuva começará a ocorrer logo pela manhã de sexta e irá avançar gradativamente para o norte do estado do Rio Grande do Sul durante o dia. Durante o sábado (27), a chuva poderá ser mais volumosa, podendo registrar acumulados de até 20mm em Porto Alegre. Além da chuva aumentar a umidade relativa do ar, ela amenizará as temperaturas, suavizando a sensação de calor e desconfigurando o padrão de veranico.