Mudança de padrão: frentes frias passam a atuar na Região Sul

Nesta sexta-feira (24), o bloqueio atmosférico começa a enfraquecer e dois sistemas frontais estão previstos para atuar na Região Sul nos próximos dias. Confira os detalhes da previsão e saiba o que está por de trás dessa mudança.

Chuva e frio no Sul
Duas frente fria provocam mudanças nos próximos dias na Região Sul e também devem atuar em parte do Sudeste.

Uma mudança de padrão foi estabelecida por volta do dia 15 de Julho, quando as chuvas passaram a diminuir na Região Sul, juntamente com o aumento das temperaturas, condição esta mais evidente durante esta semana, com temperaturas em torno dos 30°C em boa parte do Centro-Sul do país.

Agora, a partir desta sexta-feira (24), se dá o início de outra mudança, não tão intensa e nítida quanto a anterior, mas perceptível para a Região Sul durante alguns dias. Esse comportamento climático está associado a Oscilação Antártica (AAO).

Pelo gráfico acima, é possível notar uma intensa tendência negativa durante a segunda metade de Junho, que favoreceu o avanço de massas de ar polar e de sistema frontais, resultando em um período úmido e frio até as duas primeira semana de Julho. Já a tendência positiva durante a segunda semana deste mês contribuiu para o padrão que estamos vivenciando.

Utilizando da mesma lógica, para os próximos dias, há uma condição mais propícia para a atuação de sistemas precipitantes e de massa de ar polar, com o retorno de um período mais seco e quente posteriormente.

A primeira frente fria

Ao longo da última quinta-feira (23), um ciclone extratropical se desenvolveu sobre o sul do Uruguai e o leste da Argentina, juntamente com o uma frente fria associada a este sistema.

Devido à ainda atuação de um sistema de alta pressão, a frente fria possui dificuldades em avançar, provocando chuvas isoladas na manhã desta sexta-feira (24) somente no oeste, sul e região da campanha do Rio Grande do Sul. No período da tarde, o sistema se mantém sobre essas regiões, porém há a intensificação das chuvas, com potencial para temporais nas áreas do oeste gaúcho.

Na parte da noite, a frente fria consegue avançar e as chuvas se espalham pelo noroeste e centro do Rio Grande do Sul. Previsão de atingir a região metropolitana de Porto Alegre, somente durante a madrugada do sábado (25), quando há potencial para a ocorrência de temporais tanto na capital, quanto na região central, norte e noroeste. Alerta também para o extremo oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, no mesmo período.

Pela manhã, as chuvas já perdem intensidade e ao longo do dia o sistema enfraquece bastante, contribuindo mais para o aumento da nebulosidade do que para a ocorrência de chuva. Nas demais áreas da Região Sul, a mudança ocorrem a partir do fim da tarde com a diminuição da temperatura e aumento da concentração das nuvens.

Para a Região Sudeste, o tempo muda no domingo (26), com ocorrência de chuva fraca isolada e sensação de frio em todo o leste paulista e no Rio de Janeiro.

A segunda frente fria

Por volta da segunda-feira (27), uma região de cavado se forma sobre o Centro-Sul do Rio Grande do Sul, evoluindo para um frente fria no decorrer da madrugada da terça-feira (28), quando, pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade atingem à metade norte e o leste gaúchos. A partir do meio da tarde, o sistema passa a atuar sobre o estado de Santa Catarina, avanço para o Sudeste ao longo da semana.