Meteored alerta: potencial de chuva volumosa no leste de São Paulo e entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro

Com frente fria afastada e formação de cavado, a previsão é de muita chuva nos próximos dias entre o leste de São Paulo, Rio e sul de Minas. Há potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

A chuva voltou a se espalhar pela região Sudeste nessa reta final de janeiro depois que a ZCAS perdeu força sobre o centro-norte brasileiro. A chegada e formação de outras instabilidades voltaram a se destacar e gerar novos alertas para diferentes áreas da região.

Para esses próximos dias, o destaque passa a ser a atuação de uma frente fria muito afastada no oceano Atlântico, mas que já é capaz de canalizar a umidade em áreas mais próximas ao litoral, e principalmente a formação de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, que levam o nome de cavado atmosférico.

Esse cavado é caracterizado por uma linha de instabilidade que pode se formar em vários níveis da atmosfera ao mesmo tempo, sendo uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

cavado
A chuva dos próximos dias no Sudeste terá efeito da passagem de um cavado em altos e médios níveis da atmosfera. Veja a diferença entre ele e uma baixa pressão atmosférica. Ambos são geradores de chuva. Foto: adaptação

O cavado pode parecer uma área de baixa pressão atmosférica, que é mais conhecida como geradora de chuvas, mas tem suas particularidades. O que vale ressaltar, no entanto, é que dependendo das condições de temperatura e umidade numa região, a passagem de um cavado pode causar muita instabilidade, com chuvas fortes, e é exatamente isso que deve acontecer nos próximos dias.

Alertas para leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e sul de Minas

O calor voltou a aumentar nesses últimos dias de janeiro sobre a região Sudeste, o que serve como combustível para núcleos intensos de chuva e temporais. Com a passagem do cavado a partir desta quinta-feira (01) e as altas temperaturas, a previsão é de chuva forte e volumosa para os próximos dias.

Chuva volta a ganhar força entre o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. A zona da mata mineira também está na rota dos temporais até o final de semana.

A partir desta quinta-feira (01) o leste de São Paulo, ou seja, entre a região metropolitana, o litoral e o Vale do Paraíba, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, entram em alerta para volumes elevados de chuva com risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Essa chuva vai durar pelo menos até o final de semana, em que os acumulados podem chegar a casa dos 100 milímetros, é muita chuva em um pequeno intervalo de tempo.

chuva
Volume de chuva pode passar dos 100 milímetros até o final de semana entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que deixa as áreas serranas em alerta para deslizamentos.

A chuva que pode ocorrer em forma de temporais com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo, pode causar transtornos e gerar estragos e prejuízos em várias cidades. Os volumes podem ser elevados de maneira abrangente nos próximos dias, gerando prejuízos desde o interior até o litoral, mas algumas cidades estão na rota principal desse alto volume de chuva previsto.

O alerta maior vai para a Região Metropolitana de São Paulo e a região serrana que liga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Devido ao alto volume de chuva previsto, áreas de encosta representam um maior risco para deslizamentos, como por exemplo, áreas que passam pela Serra da Mantiqueira.