Alerta de tempestades, chuvas intensas e possibilidade de granizo no Sudeste. INMET emite avisos para todos os estados

Previsões indicam que, embora a ZCAS tenha se dissipado, pancadas rápidas de chuva ainda podem se formar durante a tarde em praticamente todo o Sudeste durante os próximos dias.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigurou nos últimos dias, fazendo com que as chuvas intensas e contínuas que assolavam parte da região Sudeste semana passada finalmente dessem uma trégua. No entanto, isso não significa que há nenhum período seco em vista.

Apesar da sua desconfiguração, as previsões não indicam possibilidade de estiagem ao longo dessa semana. Na verdade, a atmosfera sobre a região Sudeste continua instável. Devido ao calor e à disponibilidade de umidade, pancadas de chuva podem continuar se formando ao longo dos próximos dias.

Imagem de satélite em Infravermelho nesta quinta-feira (30) de tarde.
Imagem de satélite em Infravermelho nesta quinta-feira (30) de tarde mostra tempestades, sinalizadas em vermelho e cinza, se formando entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo.

Graças a isso, avisos vigentes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para chuvas moderadas no Sudeste, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Com isso, há um pequeno risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Onde há risco de tempestades no Sudeste durante os próximos dias?

Nesta quarta-feira (31), as pancadas de chuva mais significativas e intensas ainda ocorrem em Minas Gerais e no Espírito Santo. Isso ainda ocorre devido à circulação dos ventos organizada pela passagem de uma frente fria no oceano. Nos demais Estados, há risco de pancadas rápidas durante a tarde, com volumes moderados a baixos.

Na quinta-feira (01), inaugurando o mês de Fevereiro, o tempo não será particularmente chuvoso em nenhum Estado do Sudeste. Há, no entanto, a possibilidade de pancadas rápidas durante a tarde, ocasionadas principalmente pela elevação das temperaturas.

Sexta-feira (02), o tempo abre no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, em regiões como Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce. Nessas regiões, predomina o tempo aberto e ensolarado, enquanto nas demais, continua a possibilidade de pancadas moderadas e rápidas se formarem durante a tarde.

No sábado (03), há possibilidade de chuvas particularmente intensas se formarem em São Paulo. Nos demais estados, predomina o tempo aberto, com uma pequena possibilidade, novamente, de pancadas rápidas e breves durante a tarde.

alerta de chuvas intensas
Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (04) mostra que chuvas atingem todo o Sudeste, porém com volumes moderados/baixos, com máximos girando em torno de 115 mm de chuva.

No domingo (04), fechando o fim de semana, continua a possibilidade de pancadas rápidas durante a tarde, embora no norte de Minas Gerais o tempo aberto e seco passe a predominar, com baixíssima probabilidade de chuva.

Como ficam as temperaturas ao longo dos próximos dias?

Apesar do leve aquecimento registrado ao longo dos últimos dias, tudo indica que as temperaturas vão se manter amenas na maior parte do Sudeste até o fim de semana, fato impulsionado pela possibilidade de nebulosidade e pancadas de chuva se formando durante a tarde. Ainda assim, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo podem continuar registrando temperaturas próximas dos 30ºC.

Confira as temperaturas máximas e mínimas previstas para as capitais ao longo do fim de semana:

Em resumo, pancadas de chuva podem se formar durante a tarde ao longo dos próximos dias em todo o Sudeste, com possibilidade de dias mais secos no norte de Minas e no Espírito Santo. Temperaturas amenas predominam no território.

Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante esta semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.