Mais uma frente fria e massa de ar frio influenciam o Sul e o Sudeste

Nos próximos dias mais uma frente fria e massa de ar frio provoca mudança nos centro-sul com pancadas na Região Sul e mais uma queda de temperatura tanto no Sul quanto em parte do Sudeste. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.

frente fria ar frio dezembro temporais
Frente fria e massa de ar frio influencia o tempo nos próximos dias nas regiões Sul e Sudeste.

O dezembro vem sendo marcado por temporais, chuvas volumosas e intensa mudança de temperatura, com onda de calor em uma semana e temperaturas abaixo da média para época do ano na semana seguinte.

Essa condição se mantém nos próximos dias através da incursão de uma nova frente fria e massa de ar frio que influencia o tempo nas Regiões Sul e em parte do Sudeste. Há previsão de pancadas, mas sem risco de eventos extremos, e de mais uma redução das temperaturas em todo o Sul e no leste do Sudeste. Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo por região.

Previsão do tempo para a Região Sul

Nesta quinta-feira (15), uma frente fria se forma sobre o Uruguai e se trata de um sistema de fraca intensidade. O sistema frontal avança de forma muito lenta e não chega a influenciar diretamente a Região Sul.

No decorrer do dia, o tempo firme predomina com pouca formação de nuvens e maior concentração no leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, mas ainda com atuação do sol. A partir do fim da tarde, com a aproximação da frente fria ao Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta e chuvas isoladas podem atingir o norte gaúcho e o oeste de Santa Catarina. Não se descarta chuva fraca e pontual no leste do Rio Grande do Sul, mas a possibilidade de ocorrência é muito baixa.

Além da chuva, a condição pré-frontal proporciona o aumento das temperaturas e a sensação de calor entre o fim da manhã e o meio da tarde, com sensação amena a partir do fim da tarde.

Na sexta-feira (16), a frente fria avança de forma costeira, mas consegue organizar melhor as instabilidades em parte da Região Sul. Pela manhã, bastante nebulosidade no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, em boa parte do estado de Santa Catarina, com sol predominando na porção norte e leste até a região de Florianópolis e no leste do Paraná, com previsão de chuvas isoladas fraca a moderada entre Porto Alegre e Pelotas, no nordeste gaúcho, no sul e no meio oeste de Santa Catarina.

Na sexta-feira, as chuva ocorrem com até forte intensidade na porção leste do Paraná, de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e as chuvas passam a ocorrer de moderada a forte intensidade no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, todo o leste, porção central e parte do meio-oeste de Santa Catarina, no centro-leste, sul, norte e noroeste do Paraná. Pancadas isoladas podem ocorrer no sudoeste e oeste paranaenses, mas com baixa probabilidade.

Já pela manhã a massa de ar frio penetra no Rio Grande do Sul e até o fim do dia o ar seco e frio consegue chegar até o oeste do Paraná, proporcionando uma condição amenas e agradável para toda a Região Sul a partir do fim do dia.

No fim de semana, a massa de ar frio atua no oceano, mas os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio para o sul do Rio Grande do Sul e para toda a faixa leste. Com o afastamento do sistema, uma região de cavado consegue se formar e chuvas na forma de pancadas ocorrem por volta do fim da tarde do sábado (17) na porção central e sul de Santa Catarina, na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul e no sul do Paraná.

No domingo (18), pancadas mais intensas ocorrem no oeste desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná e há possibilidade de temporais no período da tarde. Na faixa leste, há aumento da nebulosidade que pode impedir o surgimento do sol a partir do fim da manhã. A sensação fica amena na faixa leste e no interior há previsão de calor, mas nada extremo.

Previsão do tempo para a Região Sudeste

A quinta-feira (15), é um dia de tempo mais firme para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com sensação de calor no interior paulista e amena no leste de São Paulo e no território fluminense.

Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o tempo fica nublado nesses estados com chuvas de até forte intensidade no norte mineiro e capixaba, onde há potencial para transtornos. No sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, há possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração no período da tarde.

As chuvas intensas trazem potencial para alagamentos e inundações em todos os estados do Sudeste no fim de semana.

Na sexta-feira (16), com a atuação da frente fria na Região Sul, a nebulosidade mais densa se espalha por todo o Sudeste, com tempo mais firme somente no oeste de São Paulo.

Tempo nublado e chuvoso continua no norte de Minas Gerais, com intensificação das chuvas no período da tarde, quando as instabilidades podem atingir também o norte do Espírito Santo. No estado de São Paulo, nuvens carregadas se formam e chuvas de até moderada intensidade ocorrem na porção central de forma isoladas e mais abrangentes no sul e leste de São Paulo, se estendendo para o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

alerta de chuvas volumosa
Até a sexta-feira, os acumulados no norte de Minas Gerais podem chegar aos 150 mm, e no Espírito Santo aos 75 mm.

No fim de semana, a tendência é de alerta para chuvas intensas e temporais em todos os estados da Região Sudeste. No período da tarde do sábado (16), há alerta de chuvas intensas e temporais no norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e em todo o território mineiro. no Espírito Santo, as chuvas ocorrem de forma mais isoladas e com fraca intensidade.

No domingo (17), as instabilidades se desenvolvem mais e o potencial para transtornos é maior. Alerta a partir da tarde para o oeste e norte de São Paulo, para todo o estado de Minas Gerais, para a região serrana do Rio de Janeiro e para o Espírito Santo. No leste paulista e no restante do estado fluminense, as chuvas ocorrem a partir do fim do dia e com fraca intensidade devido a influência da massa de ar frio que contribui para a circulação de sudeste e para o transporte de umidade.