Intensa massa de ar quente na Argentina vai se espalhar por parte do centro-sul do Brasil na próxima semana

Uma intensa massa de ar quente que atua sobre a Argentina e parte do Paraguai consegue se expandir e influenciar parte do centro-sul do Brasil na próxima semana. O que mostra as previsões mais recentes?

calor
Região Sul pode registra temperaturas de 36 a 38°C a partir de meados da próximas semana. Foto: Maria Eduarda Fortes / Correio do Povo

Apesar do aumento das temperaturas terem seguido nesta semana no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, nada extremo é observado ou fora do normal para essa época do ano, mesmo ainda sob as influências do fenômeno El Niño, que contribuiu para as ondas de calor observadas de setembro a dezembro de 2023.

Essa aparente férias do verão está por acabar. Ainda não há o alerta de uma onda de calor, mas as temperaturas vão aumentar bastante e o calor vai retornar para parte do centro-sul na próxima semana.

Uma massa de ar quente persistente vem proporcionando uma onda de calor na Argentina, com temperaturas que superam os 40°C no norte e leste do país, estendendo-se para o Paraguai e oeste do Uruguai.

onda de calor
Previsão de temperaturas máxima para o sábado (03) realça a condição de onda de calor na Argentina.

Essa mesma massa de ar quente começa a se deslocar em direção ao Brasil já a partir deste fim de semana. Movimento este caracterizado por uma condição pré-frontal, promovido pelo avanço de uma frente fria pelo território argentino. Essa mudança de padrão representa o fim da onda de calor no cone sul da América do Sul.

O que o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, está prevendo? A seguir mostramos os mapas de previsão de precipitação e nebulosidade, bem como os de temperatura máxima.

Atuação da massa de ar quente no centro-sul do Brasil

Devido à atuação de alta pressão no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, o escoamento de quadrante norte é favorecido sobre o Paraguai, Argentina, Uruguai e parte do território gaúcho. Essa condição é favorecida pelo fato de o sistema de alta pressão apresentar uma rotação anti-horária, que acaba por favorecer também o transporte de umidade e, consequentemente, as chuvas no leste da Região Sul e do Sudeste quando se encontra no oceano.

Esse é o padrão que será observado até sábado (03), com chuvas ocorrendo na forma de pancadas isoladas no leste de Santa Catarina e do Paraná, reduzindo o potencial no decorrer dos dias. Já no leste do Sudeste, há alerta de tempestades e chuvas intensas, como já alertamos aqui na Meteored Brasil.

A partir do domingo (04) esse sistema se afasta para o oceano, permitindo a formação de uma baixa pressão térmica sobre o norte da Argentina, que favorece ainda mais o escoamento de norte e a intensificação da massa de ar quente e sua expansão para o oeste da Região Sul e estado do Mato Grosso do Sul.

Esse padrão se mantém até a quarta-feira (07), quando uma frente fria começa a se formar e a avançar pela Argentina chegando ao Uruguai na sexta-feira (09), o que contribui para o empoçamento do ar quente em parte do centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul.

As temperaturas máximas previstas pelo modelo ECMWF podem chegar aos 36 e 38°C na faixa central leste-oeste e no Oeste do Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, as máximas podem variar de 32 a 35°C.