Frio no Sul e mudança no tempo para o RJ e leste de SP

Uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e chegar ao estado de São Paulo e no Rio de Janeiro no fim da semana, dando alívio ao calor em parte do Centro-Sul.

Frente fria provoca mudanças no Rio de Janeiro e em parte do estado de São Paulo. Temperaturas diminuem e volta a fazer frio no Sul.

Um sistema de baixa pressão se formou durante a última noite e madrugada, provocando chuvas de moderada a forte intensidade no estado do Rio Grande do Sul. Os acumulados até o momento passam dos 50mm na região de Pelotas e dos 20mm na Campanha e região central. A previsão é de que o sistema ainda provoca bastante chuva na tarde desta quarta-feira (11), levando risco para temporais e chuvas volumosas para a região metropolitana de Porto Alegre, Camaquã, Pelotas, Rio Pardo, Santa Maria, São Gabriel e região das Missões.

No restante da Região Sul e do país, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas bastante elevadas. Umidade relativa do ar em níveis críticos em todo o Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste e boa parte da Região Norte, o que favorece a ocorrência de queimadas.

Previsão do tempo para quinta-feira e sexta-feira

Nesta quinta-feira (12), a baixa pressão se desloca para o oceano e sua frente fria associada mantém o tempo instável na metade norte do Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã e tempo nublado e sem chuva a partir da tarde. Em Santa Catarina, o sistema provoca chuvas pela manhã no sul e oeste do estado e a partir da tarde nas demais regiões.

Já no Paraná a mudança no tempo ocorre na parte da tarde no oeste e sul, e durante a noite no leste do estado, sendo neste último sem previsão de chuva. Massa de ar polar passa a atuar no Rio Grande do Sul provocando sensação de bastante frio. Os ventos de sul ajudam a levar o ar mais frio até o oeste, sul e leste do Paraná.

No Sudeste, mais um dia bastante quente e ensolarado em toda a Região. A frente fria muda o tempo no leste paulista a partir da noite e madrugada, provocando aumento da nebulosidade, ventos de até 60 km/h, chuva de fraca intensidade na região da Serra do Mar e diminuição das temperaturas.

Na madrugada de sexta-feira (13), a mudança ocorrer no Rio de Janeiro com o aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas. Ao longo do dia o tempo fica nublado desde o sul de São Paulo até o Rio de Janeiro com temperaturas amenas. No interior paulista e nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, mais um dia de bastante calor e com umidade do ar em valores críticos. A mesma condição se observa no Centro-Oeste, onde as máximas ficam em torno dos 40°C, podendo atingir valores de até 43°C no Mato Grosso.

Na Região Sul, tempo nublado em todo o estado de Santa Catarina, norte e nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná, mas sem previsão de chuva. Do sul gaúcho até o leste paranaense a sensação é de frio ao longo do dia. Já no oeste de Santa Catarina, as temperaturas ficam mais amenas e no oeste, noroeste e norte do Paraná, apesar do friozinho da manhã, as máximas podem passar dos 30°C.