StoreWindows10

Frio e geada para os próximos dias

Nos próximos dias uma massa de ar polar avança sobre o Brasil provocando queda acentuada das temperaturas em boa parte do país, com risco para ocorrência de geadas na Região Sul.

Tiago Robles Tiago Robles 13 Jun. 2018 - 11:21 UTC
Nova massa de ar polar contribui para acentuada queda das temperaturas e para a formação de geada.

No início dessa semana uma frente fria provocou temporais na Região Sul, Argentina e Uruguai, com registro de queda de granizo maiores que ovos de galinha e ocorrência de tornado no leste argentino e norte do estado do RS. O sistema perdeu força ao avançar em direção ao Sudeste e ao estado do MS e já não há risco para a ocorrência de novos temporais.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (13) a frente fria provoca chuva de fraca a moderada intensidade no leste e norte do estado de SP ao longo do dia, com diminuição a partir da tarde nas localidades do interior e manutenção da chuva no leste do estado, devido ao afastamento do sistema para o oceano e para norte, o que contribui para o aumento da nebulosidade e chuva a partir do fim da tarde e decorrer da noite em todo o estado do RJ e sul de MG.

O deslocamento da frente fria contribui para que uma massa de ar polar, que já vem provocando sensação de frio e ventos moderados em toda a Região Sul, avance sobre o Centro-Sul do país, provocando a queda das temperaturas e, uma tarde e noite mais frias, desde o Chuí até o sul do MT.

Acumulado de chuva previsto pelo modelo ECMWF para a quarta-feira (13) até a sexta-feira (15).

Na quinta-feira (14), as mínimas ficam abaixo dos 5°C em boa parte da Região Sul, com potencial para formação de geada do sul do RS até o sul do PR, com exceção para o leste gaúcho e o meio oeste catarinense. Tempo firme e ensolarado ao longo do dia, com pouca formação de nuvens. Somente entre a metade norte do PR, metade sul do MS e os estados de SP e RJ, que o tempo fica nublado. Previsão de chuva fraca a moderada no litoral norte paulista até o RJ e, a partir da tarde, na metade sul de MG e no estado do ES.

Na sexta-feira (15) a massa de ar polar não consegue avançar e se mantém sobre os estados de SC e do RS, contribuindo para a diminuição das temperaturas e para a formação de geada nas mesmas regiões do RS e do oeste de SC. Mesmo assim, nas regiões mais ao norte do país, as temperaturas diminuem devido à atuação de ventos de sul, que transportam o ar mais frio até o Acre, contribuindo para a ocorrência do fenômeno de friagem.

Tempo firme em todo o RS e aumento da nebulosidade no PR, na metade leste de SC e na Região Sudeste, com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia sobre o norte de SC, leste e metade norte do PR, de forma mais isolada sobre o interior de SP e mais abrangente no leste paulista e sul de MG.

No fim de semana as temperaturas diminuem um pouco mais, principalmente nos estados do RS, SC e PR, onde há potencial para se registrar novos recordes de frio para este ano. Previsão de chuva para a faixa leste que vai do PR até o ES, com ocorrência de chuva fraca na metade sul de MG e norte de SP.

Publicidade