Frio e geada para os próximos dias

Nos próximos dias uma massa de ar polar avança sobre o Brasil provocando queda acentuada das temperaturas em boa parte do país, com risco para ocorrência de geadas na Região Sul.

Nova massa de ar polar contribui para acentuada queda das temperaturas e para a formação de geada.

No início dessa semana uma frente fria provocou temporais na Região Sul, Argentina e Uruguai, com registro de queda de granizo maiores que ovos de galinha e ocorrência de tornado no leste argentino e norte do estado do RS. O sistema perdeu força ao avançar em direção ao Sudeste e ao estado do MS e já não há risco para a ocorrência de novos temporais.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (13) a frente fria provoca chuva de fraca a moderada intensidade no leste e norte do estado de SP ao longo do dia, com diminuição a partir da tarde nas localidades do interior e manutenção da chuva no leste do estado, devido ao afastamento do sistema para o oceano e para norte, o que contribui para o aumento da nebulosidade e chuva a partir do fim da tarde e decorrer da noite em todo o estado do RJ e sul de MG.

O deslocamento da frente fria contribui para que uma massa de ar polar, que já vem provocando sensação de frio e ventos moderados em toda a Região Sul, avance sobre o Centro-Sul do país, provocando a queda das temperaturas e, uma tarde e noite mais frias, desde o Chuí até o sul do MT.

Acumulado de chuva previsto pelo modelo ECMWF para a quarta-feira (13) até a sexta-feira (15).

Na quinta-feira (14), as mínimas ficam abaixo dos 5°C em boa parte da Região Sul, com potencial para formação de geada do sul do RS até o sul do PR, com exceção para o leste gaúcho e o meio oeste catarinense. Tempo firme e ensolarado ao longo do dia, com pouca formação de nuvens. Somente entre a metade norte do PR, metade sul do MS e os estados de SP e RJ, que o tempo fica nublado. Previsão de chuva fraca a moderada no litoral norte paulista até o RJ e, a partir da tarde, na metade sul de MG e no estado do ES.

Na sexta-feira (15) a massa de ar polar não consegue avançar e se mantém sobre os estados de SC e do RS, contribuindo para a diminuição das temperaturas e para a formação de geada nas mesmas regiões do RS e do oeste de SC. Mesmo assim, nas regiões mais ao norte do país, as temperaturas diminuem devido à atuação de ventos de sul, que transportam o ar mais frio até o Acre, contribuindo para a ocorrência do fenômeno de friagem.

Tempo firme em todo o RS e aumento da nebulosidade no PR, na metade leste de SC e na Região Sudeste, com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia sobre o norte de SC, leste e metade norte do PR, de forma mais isolada sobre o interior de SP e mais abrangente no leste paulista e sul de MG.

No fim de semana as temperaturas diminuem um pouco mais, principalmente nos estados do RS, SC e PR, onde há potencial para se registrar novos recordes de frio para este ano. Previsão de chuva para a faixa leste que vai do PR até o ES, com ocorrência de chuva fraca na metade sul de MG e norte de SP.