Frio e chuva no Centro-Sul

Uma nova frente fria atinge a Região Sul nesta terça-feira (15) provocando bastante chuva e diminuição das temperaturas nos dias seguintes. Na porção mais central do país o tempo seco predomina.

Os próximos dias serão marcados pela chuva e frio no Centro-Sul e pelo tempo mais seco nas áreas centrais do país.

Com a passagem de uma frente fria no final da semana passada, uma massa de ar polar passou a atuar sobre boa parte do país, provocando queda das temperaturas e sensação de frio nos estados da Região Sul. Em compensação a porção mais ao norte do país, foi marcada pela ocorrência das chuvas.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (14), a massa de ar polar perde intensidade e se desloca para o oceano, contribuindo para o aumento das temperaturas em toda a Região Sul e estados do MS e de SP. No entanto no período da noite volta a fazer frio. Predomínio de tempo firme em todo o Sul, com exceção para o leste de SC e do PR, onde o sol aparece entre nuvens e há previsão de chuva fraca somente pela manhã.

No MS, a previsão é de chuva isolada a partir da tarde no nordeste do estado, em Campo Grande e no sudoeste, nas áreas próximas a fronteira com o Paraguai. Em SP e MG, a condição é semelhante, com sol entre nuvens ao longo dia e chuva fraca e isolada no norte paulista, Triângulo Mineiro, sul e leste de MG. No leste paulista e no RJ, o tempo fica mais nublado e a sensação é amena ao longo do dia.

Na faixa que vai do ES até Recife, tempo nublado e com chuva, sendo mais intensa no estado capixaba e entre Porto Seguro e Salvador. No litoral norte do país as chuvas continuam de forma volumosa, e nos demais estados do Centro-Oeste o tempo seco predomina.

Acumulado de chuva previsto para o período do dia de hoje (14) até a quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (15) instabilidades começam a se formar durante a madrugada entre o Paraguai e o leste Argentino, o que provoca chuva no início da manhã no oeste e noroeste do RS, e no oeste dos estados do PR e de SC. No restante do período, a tendência é que chova nas áreas mais centrais do RS, sul e leste do PR. A partir da tarde, as instabilidades se espalham de forma desorganizada por toda a Região Sul, provocando pancadas de chuva isoladas.

No entanto, mais para o fim do dia, uma frente fria que se formou ao sul do Uruguai, se desloca para o oceano e contribui para a organização das instabilidades, ocasionando em chuva moderada durante a noite e madrugada na metade norte do RS, sul, leste e oeste catarinenses. No PR a chuva ocorre de forma mais isolada. Essa condição mais instável, também ocorre no sul do MS e em todo o estado de SP, onde há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde.

Na quarta-feira (16), a frente fria ganha força e deixa o tempo nublado e com chuva pela manhã na metade norte do RS, onde, com o decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens. As temperaturas voltam a diminuir em todo o estado gaúcho, provocando sensação de bastante frio durante a noite. Nos demais estados da Região Sul, metade sul do MS e SP, o dia fica nublado e com chuva a qualquer hora do dia, com redução gradativa das temperaturas e sensação de frio à noite. No RJ e sul de MG, passa a chover a partir do início da tarde.

Os dias mais frios da semana

Temperatura mínima prevista para a quinta-feira (17), segundo o modelo ECMWF.

Outra massa de ar polar volta a atuar sobre o RS e SC e as temperaturas dessa quinta-feira (17) diminuem bastante. No entanto, no domingo (20), há previsão da chegada de uma massa de ar frio mais intensa e de temperaturas próximas de 0°C nas regiões mais elevadas do Sul. Será que teremos registros negativos já este mês? Vamos monitorar!