Frio avança por boa parte do país e padrão climático começa a mudar

O avanço da intensa massa de ar polar contribui para levar o frio para boa parte do país. Além disso, essa condição representa o início da mudança de padrão para as próximas semanas.

Onda de frio, geada e neve
Massa de ar polar consegue transportar o ar mais frio até a Região Norte e Nordeste. Padrão climático começa a mudar nos próximos dias.

No últimos dias uma intensa massa de ar polar vem chamando bastante atenção nas mídias voltadas à meteorologia, tanto pela sua intensidade quanto por contribuir para a ocorrência de neve na Região Sul.

Esse forte evento de frio faz parte de um padrão mais úmido e frio que passou a atuar no Centro-Sul do país a partir da final da segunda semana deste mês. No entanto, essa condição não possui grandes expectativas de continuar.

Devido a influência da Oscilação Antártica (AAO), através de uma tendência positiva, os sistemas frontais e baixas pressão vão tender a passar mais ao sul, afetando ao máximo os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina à partir da próxima semana, passando por um padrão mais seco e quente em boa parte do país na segunda quinzena de Setembro.

A massa de ar frio intensa avança pelo país

Esta sexta-feira (21) será o dia mais frio, uma vez que a massa de ar polar tem o seu centro localizado sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que também contribui para um dia ensolarado em todo o território gaúcho, sul e oeste catarinense. Devido à incursão da massa de ar frio e seca o oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul também terão um dia firme, ensolarado e bastante frio.

Já para as demais regiões do Paraná e de Santa Catarina, o dia segue nublado e frio. Para o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, centro-leste e norte do Mato Grosso do Sul, a frente fria continua atuando e há previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Devido aos ventos que sopram de sudeste, toda a faixa leste de São Paulo, principalmente a região litorânea, possuem previsão de chuva volumosas. Além disso, o frio polar também será destaque nessas localidades.

No sábado (22), a massa de ar polar se mantém atuante sobre boa parte da Região Sul favorecendo o tempo firme e ensolarado. Tempo mais fechado no leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina. Frio intenso, com máximas de até 15°C no território gaúcho e catarinense, e de 18°C no Paraná.

Já no Sudeste, as chuvas se mantêm com fraca intensidade no leste paulista, sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Destaque também para o frio, com máximas que também não devem passar dos 18°C.

No restante do país o tempo fica firme e o ar frio consegue chegar até o oeste do Amazonas, proporcionando o fenômeno de friagem. As mínimas podem chegar até os 13°C em Rondônia.

No domingo (23), o centro da massa de ar polar já se encontra no oceano, mas o frio intenso ainda se faz presente em todo o Centro-Sul. As chuvas diminuem no Sudeste, no entanto, ainda ocorrem com fraca intensidade no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, passando a ocorrer no centro-leste mineiro. No leste de Santa Catarina e do Paraná, à circulação dos ventos, contribuem para um dia com sol entre muitas nuvens.

No Nordeste, o destaque fica para a mudança do tempo no leste e sul da Bahia. Devido ao deslocamento da massa de ar polar para o oceano, os ventos de leste passaram a atuar de forma mais perpendicular e a transportar um ar mais frio. Assim, o dia fica nublado, com frio e chuva. O ar frio chega até à região metropolitana de Salvador.