Chuvas intensas, neve e o avanço de intensa massa de ar polar

Para os próximos dias há vários destaques nas condições do tempo. Há previsão para a redução das chuvas, ocorrência de neve e para o avanço de uma intensa massa de ar polar que trás potencial para uma onda de frio histórica.

neve e geada no Sul, onde frio histórica
Para os próximos dias ainda há potencial para chuvas intensas no Centro-Sul. O avanço de uma intensa massa de ar polar traz a possibilidade de neve.

A mudança de padrão que ocorreu na semana passada veio acompanhada de vários eventos intensos no Centro-Sul do país. O processo de formação de um ciclone extratropical contribuiu para a chuvas volumosas e, principalmente, para a ocorrência de temporais, incluindo a formação de um tornado que provocou destruição na cidade de Água Doce no meio-oeste de Santa Catarina.

Eventos de granizo e elevados volumes vêm sendo registrado em boa parte da Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e até no sul de Minas Gerais. Os acumulados nos últimos 7 dias ficaram em torno dos 150 mm no centro-sul do Paraná, com volumes de 75 a 125 mm na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e nas demais regiões paranaenses.

Até o momento os acumulados já ultrapassam a quantidade esperada para Agosto nessas áreas, incluindo o oeste e sul de São Paulo. No oeste da Bahia, as chuvas mais foram persistentes antes da mudança, quando um bloqueio atmosférico contribuiu para o transporte de umidade para o leste do Nordeste.

Para os próximos dias os eventos de chuvas tendem a diminuir, mas outro evento extremo está em curso: o do avanço de uma intensa massa de ar polar. Confira os detalhes à seguir.

Chuvas diminuem, mas ainda ocorrem no Centro-Sul

As chuvas não deram trégua na última madrugada, uma vez que outro ciclone extratropical se formou e sua frente fria associada reforçou as instabilidade sobre o Paraná e parte de Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (19), a previsão é de que as chuvas continuem a ocorrer de forma intensa sobre todo o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, áreas de divisa com São Paulo e sul paulista, meio-oeste e norte de Santa Catarina. Nessa áreas há risco para temporais com granizo pela manhã. A partir da tarde, à chuva continua, porém com fraca a moderada intensidade. No norte do Rio Grande do Sul, restante do leste e sul de Santa Catarina passa a chover de forma mais isolada.

Na quinta-feira (20), o sistema frontal avança um pouco mais para o norte se afastando para o oceano. O tempo instável continua sobre boa parte do Centro-Sul, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo desde o leste catarinense até o sul do Mato Grosso do Sul e oeste paulista ao longo do dia. Destaque e alerta o período da noite no litoral paulista entre Peruíbe e Ubatuba, onde há potencial para chuvas volumosas que podem causar transtornos.

Na sexta-feira (21), o tempo instável, com chuva fraca predominando ainda atinge o leste e norte dos estados do Paraná e de Santa Catarina e o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Essa condição passa a fazer parte de todo o território paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A exceção fica para toda à faixa litorânea e sul do Rio, onde as chuvas ocorrem com moderada intensidade ao longo do dia.

O avanço da intensa massa de ar polar

Desde a última madrugada os ventos de sul passaram a transportar um ar bastante gélido para o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina. Ao longo desta quarta-feira (19), a massa de ar polar na Argentina avança pelo Cone Sul da América do Sul derrubando as temperaturas. As mínimas do dia devem ser registradas no período da noite em toda a Região Sul, atingindo valores entre 6 e 7°C no sul do Rio Grande do Sul e na região da Campanha.

Na quinta-feira (20), o ar polar não consegue avançar muito e o frio se intensifica atingido temperaturas próximas de zero nas mesmas regiões gaúchas e na porção serrana, com mínimas entre 5 e 9°C no restante do estado e no oeste catarinense.

É na sexta-feira (21), que o centro da massa de ar polar atua sobre o território gaúcho, proporcionando um dia ensolarado e, provavelmente, o mais frio do ano em praticamente todo o estado e no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. O ar gélido avança até o norte paulista e sul de Minas Gerais, obtendo mais força pelo escoamento oeste e chegando até o norte do Mato Grosso e estado do Acre, se espalhando pelo porção central do país à partir do fim do dia.

Quando e onde pode never?

Devido a remanescente umidade na Região Sul proporcionada pela presença de um sistema frontal e pelo avanço de uma intensa massa de ar polar, as condições para ocorrência de neve são bastante favoráveis.

Mesmo que os modelos tenham reduzido a abrangência do fenômeno, ainda há maior possibilidade para as regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No entanto, como pode ser observado no mapa abaixo, a linha verde, que representa o limiar de 0°C, avança até o oeste do Paraná.

Como há nebulosidade e possibilidade de precipitação de baixa intensidade, há uma pequena chance para a ocorrência neve na porção central de Santa Catarina e no sul paranaense na quinta e sexta. No sábado (22), pode nevar somente na regiões serranas. Seguimos monitorando.