Frente fria volta a provocar chuvas em parte da Região Sul

Neste fim de semana um outro sistema frontal volta a mudar o tempo no Sul do Brasil. Por outro lado, o tempo seco e mais quente se mantém em boa parte do país. Confira os detalhes da previsão.

frente fria no Sul
Chuvas volta a ocorrem no Sul do Brasil, porém de forma mais isolada e menos intensa. No entanto, não se descarta a ocorrência de temporais.

Após o processo de formação de um ciclone extratropical, que provocou chuvas intensas no Rio Grande do Sul e resultando em deslizamentos de terra na região da Serra, uma massa de ar polar, além de trazer o frio, proporcionou condições de tempo estável, com sol predominando ao longo de todo o dia.

Esse padrão deve se manter nesta sexta-feira (10), uma vez que esse sistema continua a atuar no Centro-Sul. Assim, a previsão é de tempo firme e ensolarado em toda a Região Sul, o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com sensação de frio pela manhã e à partir do fim da tarde desde o Rio Grande do Sul até o estado do Mato Grosso do Sul, o Triângulo Mineiro e Goiás.

Devido à circulação dos ventos, que contribuem para o transporte de umidade e de um ar mais frio para o Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o dia fica nublado, frio e com possibilidade de chuvisco ao longo do dia. No leste de São Paulo, previsão de tempo nublado somente pela manhã, com abertura a partir do início da tarde.

Alerta e destaque para o fim de semana

Durante a madrugada do sábado (11), uma frente fria no Uruguai avança pelo Rio Grande do Sul e há previsão de ventos em torno de 40 km/h e de pancadas isoladas na metade sul do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Pela manhã o sistema se encontra mais deslocado para o norte e as chuvas se tornam mais abrangentes, ocorrendo com fraca a moderada intensidade no norte e leste do estado.

Ao longo do dia, a frente fria não consegue avançar muito e o tempo instável se mantém sobre a metade norte do Rio Grande do Sul. Mudanças nas condições do tempo também para o centro-sul de Santa Catarina, a partir do meio da tarde, com a ocorrência de pancadas de chuva.

No restante do país, o tempo segue firme e com temperaturas em elevação. Somente na faixa leste que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, que por conta do efeito da circulação dos ventos, o dia fica mais nublado e com possibilidade de chuva fraca e isolada.

Na madrugada de domingo (12), uma região de cavado reforça as instabilidade no Rio Grande do Sul e há potencial para temporais isolados na região Central, metropolitana de Porto Alegre, no noroeste e norte do estado. Alerta também para o oeste catarinense.

No decorrer da manhã, as chuvas de moderada à forte intensidade se espalham pela metade norte gaúcha, chegando a atingir o sul de Santa Catarina. À tarde, o tempo fica mais estável, mas o tempo continua nublado.

Para o restante do país, a previsão é de tempo firme e mais um dia com temperaturas em elevação, que proporcionam sensação de calor na parte da tarde. No leste do Nordeste, a nebulosidade fica menos densa e o sol aparece com mais facilidade, no entanto, há possibilidade para chuvas de fracas e isoladas se mantém.