Frente fria traz riscos de tempestades severas no RS nesta quarta-feira, 3: chuva pode passar dos 100 mm

Os riscos de tempestades severas continuam nesta quarta-feira sobre o RS. Os volumes de chuva acumulados podem ultrapassar os 100 mm e gerar vários transtornos no estado.
- Veja também: Semana será de condições extremas no Brasil: alertas de tempestades, onda de calor e umidade baixa; confira
Nesse início de semana uma frente fria se formou sobre o Sul do Brasil e trouxe alertas de chuvas intensas e tempestades para esta segunda (1) e terça-feira (2). Nos próximos dias o sistema ainda traz preocupações para a região, principalmente sobre o estado gaúcho, que será o mais afetado.
De acordo com o modelo de previsão do tempo, as chuvas continuam sobre a região, ao menos até a sexta-feira (5). E, desta maneira, desperta a preocupação dos moradores na região devido aos grandes acumulados previstos. A seguir, confira a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (3).
Riscos de tempo severo aumenta no RS
Logo nas primeiras horas desta quarta-feira (3), as chuvas se organizam sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul, próximo à divisa com o Uruguai. De acordo com as previsões, essa área será uma das mais atingidas por tempo severo e chuvas intensas nos próximos dias.

As chuvas começam a cair ainda durante a madrugada e atingem cidades como Uruguaiana/RS, Santa Maria/RS, Pelotas/RS e Dom Pedrito/RS. A intensidade é o que preocupa, variando entre momentos de chuvas moderadas e muito fortes. Além disso, as chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas, e há possibilidade de queda de granizo.
Ainda durante a madrugada, outros pontos do Rio Grande do Sul têm chances de apresentar tempestade severa, como a capital Porto Alegre/RS, onde também se registra muita instabilidade sobre a cidade.

Durante o amanhecer, o tempo permanece fechado sobre todo o estado gaúcho, e as chuvas não dão tréguas. A previsão indica que as tempestades permanecerão sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul. Dessa forma, há grande risco de transtornos já nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3).
Com o decorrer das horas, a frente fria se organiza cada vez mais. Apesar disso, as chuvas perdem um pouco de intensidade e se espalham por uma área maior. Nesta quarta-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para o Rio Grande do Sul, no qual 80 cidades gaúchas estão incluídas na lista.

Ainda no período da tarde, as chuvas intensas ocorrem no oeste gaúcho, próximo à Argentina, e em pontos espalhados pelo interior do Rio Grande do Sul, como Pelotas/RS.
O tempo severo previsto para a madrugada, manhã e tarde se repete também no período da noite; ou seja, ao longo de toda a quarta-feira (3), as chances de tempestades sobre o Rio Grande do Sul permanecem altas. Com isso, observa-se também o acumulado previsto para amanhã (3).
Chuva acumulada supera os 100 mm
Em alguns pontos da Campanha Gaúcha, a precipitação acumulada supera 120 mm, e cidades como Rosário do Sul/RS, Dom Pedrito/RS e Alegrete/RS podem registrar grandes volumes. Nas demais áreas, apesar da menor quantidade prevista, ainda podem ocorrer transtornos.

Na capital, Porto Alegre/RS, as chuvas mais intensas estão previstas para o final da noite desta quarta-feira (3) e início da madrugada de quinta-feira (4). Confira agora algumas cidades em que a precipitação acumulada supera 60 mm apenas nesta quarta-feira (3):
- Itaqui/RS - 81 mm
- São Francisco de Assis/RS - 82 mm
- Pelotas/RS - 62 mm
- São Borja/RS - 65 mm
Com isso, alguns cuidados são necessários: não se abrigue embaixo de árvores caso haja rajadas de vento intensas, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Desligue aparelhos elétricos das tomadas, evite utilizar celulares durante tempestades e, caso surjam problemas mais graves, entre em contato com a Defesa Civil do seu município.