Semana será de condições extremas no Brasil: alertas de tempestades, onda de calor e umidade baixa; confira
Brasil enfrenta uma semana com condições extremas. Os primeiros dias de setembro terão alertas de tempestades, temperaturas acima da média e umidade relativa do ar baixa.

A primeira semana de setembro terá alertas vigentes sobre o Brasil já nesta segunda-feira (1). Um novo sistema frontal se formou na Região Sul e deverá gerar alertas de tempestades para a região, assim como temperaturas elevadas e baixa umidade sobre grande parte do Brasil Central.
A seguir, confira a previsão do tempo com mais informações sobre como será esta semana na sua região e quais os alertas vão afetar a sua área.
Tempestades atingem Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste
Os alertas de tempestades permanecerão ao longo da semana, principalmente sobre a Região Sul do Brasil, onde atua um sistema de baixa pressão. Para esta segunda (1) e terça-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de tempestades.

No entanto, o alerta não está restrito apenas ao Sul do Brasil. Pelo menos para este começo de semana, a Região Norte e a porção oeste do Centro-Oeste também se encontram sob alerta amarelo de tempestades. Ao todo, 1.162 cidades estão nesta lista emitida pelo INMET.
Ao longo de toda a quarta (3) e quinta-feira (4), a frente fria estará mais organizada. Dessa forma, o sistema aumenta os riscos de ocorrência de chuvas intensas e tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Mas não deixamos de fora o Norte do Brasil. No decorrer da semana, o tempo segue instável na região, e há alertas de chuvas intensas e tempestades praticamente em todas as tardes dos próximos dias, muito por conta do alto índice de umidade e das temperaturas que ficam próximas ou até superiores a 30°C, dando origem às instabilidades.
O último dia útil da semana tem previsão de chuvas sobre o Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e o sudoeste paranaense. Há riscos de tempestades isoladas próximas à divisa entre Santa Catarina e Paraná. No Norte do Brasil, as áreas de instabilidade se espalham pelo Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, onde as chuvas intensas estarão presentes.

Entre terça-feira (2) e sexta-feira (5), o acumulado de chuva ultrapassa 150 mm sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul e alguns pontos isolados. Nas demais áreas da Região Sul e na Região Norte do país, os acumulados ficam entre 30 e 50 mm. Confira a previsão para algumas cidades:
- Porto Alegre/RS - 40 mm
- Uruguaiana/RS - 142 mm
- Planalto/PR - 123 mm
- Manaus/AM - 31 mm
- Ariquemes/RO - 42 mm
As chuvas volumosas sobre o Rio Grande do Sul possuem potencial para causar danos e transtornos. Rios e arroios podem transbordar, invadindo casas e ruas próximas. Nesses locais, as atenções devem ser redobradas nos próximos dias, devido também aos riscos de quedas de energia, granizo e fortes rajadas de vento superiores a 60 km/h.
Onda de calor e baixa umidade atingem o Brasil Central
As temperaturas continuam altas sobre o Brasil Central, ou seja, em áreas do Centro-Oeste, a porção oeste do Sudeste e municípios da Região Norte. Os momentos mais críticos devem ocorrer nesta quarta-feira (3), onde as temperaturas máximas chegam aos 40°C em Cuiabá/MT.

Todo o Centro-Oeste registrará temperaturas entre 33°C e 38°C nas tardes de terça (2) a quinta-feira (4). Na sexta-feira (5), as temperaturas diminuem no oeste da região, onde estão previstas pancadas de chuva. Além das altas temperaturas, a baixa umidade deixa diversos municípios em estado de atenção. O tempo seco permanece nesta semana, e a umidade do ar ficará abaixo de 25%.
Outras áreas têm previsão de baixa umidade do ar, como o oeste paulista e mineiro, regiões do Maranhão, Piauí e do oeste dos demais estados nordestinos, além de Tocantins e do sudoeste do Pará. Nessas regiões, o índice deve ficar abaixo de 30% nos próximos dias, valor inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por fim, as temperaturas ao longo da semana permanecem elevadas no oeste de São Paulo e em Minas Gerais. Em Araçatuba/SP, no oeste paulista, a máxima não fica abaixo de 33°C entre terça (2) e sexta-feira (4), situação semelhante à de Ituiutaba/MG, com máximas entre 32°C e 33°C.
Em toda a faixa que abrange Goiás, Maranhão e Piauí, as temperaturas ficam acima de 33°C. Em Balsas/MA e Teresina/PI, por exemplo, a temperatura máxima média nesta semana varia entre 37°C e 38°C.