Frente fria traz intensa mudança do tempo em SP, MG e no RJ no início da semana; saiba o que esperar
Uma nova frente fria avança pelo Brasil no início da semana, mudando o tempo em boa parte da Região Sudeste. Chuvas intensas, risco de tempestades e queda nas temperaturas são os destaques para São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.
- Mais informações: O mês de abril vai terminar com intensa frente fria; saiba o que esperar

Neste mês de abril observou-se uma maior frequência de sistemas frontais e de massas de ar frio, dando início de fato ao outono no Brasil. As chuvas mais expressivas e o padrão mais característico da estação se deu durante o fim de semana de Páscoa, com uma clássica frente fria atuando sobre o Sudeste e uma massa de ar frio proporcionando temperaturas amenas e ligeira sensação de frio em parte do centro-sul do país.
Uma condição muito semelhante se configura nesta segunda-feira (28). Uma frente fria se forma e começa a mudar o tempo na Região Sul a partir da tarde do domingo (27), com chuvas mais pontuais, mas que podem ocorrer com até forte intensidade, principalmente na porção oeste da Região.
No Sudeste, a frente fria passa a atuar entre o fim da madrugada e o início da manhã no estado de São Paulo. A seguir trazemos os detalhes da previsão para a segunda-feira (28).
Frente fria chega ao Sudeste do Brasil
Entre o fim da madrugada e o início da manhã de segunda-feira (28), a frente fria atua na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo e favorece a ocorrência de chuvas de até forte intensidade, com maior probabilidade de maior a porção norte do território paranaense.
Mais para o meio da manhã, as chuvas aumentam no sul de São Paulo e na região de Ourinhos e proximidades. No leste do estado, a nebulosidade já aumenta bastante e há possibilidade de chuva fraca e pontual na região da capital e de Campinas, bem como na porção mais central, como Bauru e Botucatu.

No fim da manhã, a frente fria atua sobre o estado de São Paulo. Há previsão de chuvas de até fraca a moderada intensidade no centro-norte e boa parte do leste do estado, com chuvas mais intensas ocorrendo no sul.
No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e trazem riscos de chuvas intensas e de tempestades. Alertas para o leste de São Paulo, com maior risco para a região metropolitana da capital e litoral centro e norte, para a região de Campinas, para o centro-norte do estado, principalmente para a região de Ribeirão Preto, para a região do Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Por volta do fim da tarde, as chuvas continuam nas áreas anteriormente citadas. No Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata e de Belo Horizonte, o tempo muda e passa a chover com até forte intensidade, deixando alerta para o risco de alagamentos e inundações.
No período da noite, as chuvas diminuem em boa parte, mas mantém o litoral norte de São Paulo e o Rio de Janeiro sob alerta de chuva forte, que podem provocar transtornos.
Quanto às temperaturas, ao longo do dia, as temperaturas ficam mais elevadas e há ligeira sensação de calor e abafamento no norte de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A partir da tarde, a massa de ar frio consegue baixar as temperaturas no centro-sul e leste de São Paulo e proporcionar uma noite fria para todo o território paulista, sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro.