O mês de abril vai terminar com intensa frente fria; saiba o que esperar

Uma frente fria vai avançar pelo país a partir do domingo, causando chuvas e uma queda significativa das temperaturas em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Previsões indicam que uma nova frente fria se formará ao longo deste fim de semana, avançando pela Região Sul do Brasil já ao longo do domingo (27). Embora a frente não forme chuvas tão intensas assim, a massa de ar frio que avançará pelo país logo após sua passagem fará as temperaturas caírem em boa parte do país.
Isso fará o tempo mudar bastante em alguns estados do centro-sul do país neste final de Abril. Confira a seguir os detalhes da previsão e descubra quais estados serão mais afetados pela frente fria ao longo da semana que vem.
Frente fria forma chuvas moderadas sobre a região Sul
Já na madrugada do domingo (27), pancadas de chuva se formarão sobre o Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva ocorrerão de maneira rápida no estado e, até o fim do dia, o tempo volta a ficar firme na maior parte dos municípios.

Nos período da tarde e noite do domingo (27), as chuvas avançam para Santa Catarina e Paraná, onde os acumulados serão maiores do que no Rio Grande do Sul. Ao total, espera-se chuvas fracas a moderadas, de até 50 mm, e que podem causar pequenos transtornos como alagamentos em áreas urbanas.
Chuvas fracas podem se formar ainda na segunda-feira (28) no leste de Santa Catarina e no Paraná, mas se dissipam completamente na terça-feira (29), quando o tempo passa a ficar completamente firme na região Sul.
Massa de ar frio faz as temperaturas caírem
Já no próprio domingo (27), uma queda de temperaturas será sentida em todo o território do Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda-feira (28), a massa de ar frio avança também para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

No Rio Grande do Sul, as mínimas chegam a 8°C na segunda-feira e, na terça-feira, podem chegar a valores ainda mais baixos de até 2°C nas regiões serranas, trazendo possibilidade de geadas pontuais.
O frio será sentido ainda em São Paulo e Rio de Janeiro na terça-feira (29) e na quarta-feira (30), embora a queda das temperaturas nestes estados seja bem menos pronunciada do que na Região Sul.

As mínimas em São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul chegam a valores próximos dos 10°C, mas não devem ficar mais baixos que isso, sendo que no momento não há previsão de geadas no Sudeste e nem no Centro-Oeste.
Para não ser pego de surpresa pelas mudanças do tempo, não deixe ainda de conferir a previsão específica para o seu município, com valores de temperatura prevista ao longo de toda a próxima semana, disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.