Frente fria traz de volta os temporais e as chuvas intensas à Região Sul

Nova frente fria avança pela Região Sul no início da semana deixando em alerta para temporais e chuvas intensas o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas de tempo severo.

alerta de tempo severo Região Sul
Frente fria avança ao longo da primeira parte de semana e traz de volta as chuvas intensas e os temporais com granizo para toda a Região Sul.

Uma região de cavado atua entre o nordeste da Argentina e o sul do Paraguai, que evolui ao longo da noite para uma frente fria, atuando na Região Sul já na próxima madrugada.

Essa mudança de padrão traz de volta as chuvas intensas e os temporais para os três estados da Região Sul. Há potencial de transtornos por intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Alertas e destaques para a segunda-feira

Na madrugada de segunda-feira (21), a frente fria atua entre o Uruguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul, contribuindo para a ocorrência de pancadas isoladas, que podem acontecer na forma de temporais no oeste gaúcho. Por volta do fim do período e início da manhã, a chuva se intensifica e deixa em alerta o Oeste, porção sul da Missões e oeste da Campanha para o risco de intensos temporais, que podem vir acompanhados de granizo.

No período da manhã, a frente fria avança um pouco mais e passa a distribuir as pancadas e temporais pela região Central e Norte do Rio Grande do Sul. No extremo oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, há potencial para pancadas isoladas, mais para o fim do período.

No período da tarde, a frente fria não consegue avançar muito, mas as instabilidades se intensificam e conseguem se espalhar, levando potencial para mais episódios tempestivos, que com as temperaturas mais elevadas, há maior potencial para transtornos.

Alerta para todo o Rio Grande do Sul, com temporais atingindo a região de Porto Alegre mais para o fim da tarde, para o oeste de Santa Catarina, oeste e noroeste do Paraná.

No período da noite, as chuvas continuam, mas ainda com padrão isolado em boa parte do Rio Grande do Sul, e agora também no meio-oeste catarinense e mais espalhadas pelo oeste do Paraná. As chuvas mais intensas e os maiores acumulados são esperados para as regiões gaúchas da Campanha, Central e Oeste.

Alertas e destaques para a terça-feira

Ao longo da madrugada e início da manhã, a frente fria, ainda no Rio Grande do Sul, favorece os temporais e as chuvas intensas em toda a metade sul e noroeste do estado. Há alerta de tempo severo e elevado potencial para transtornos, incluindo a região de Porto Alegre. No norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste e noroeste do Paraná, há possibilidade de pancadas de até forte intensidade.

A terça-feira é o dia com maior potencial para eventos intensos de precipitação que podem vir acompanhados de granizo.

No período da manhã, o sistema consegue avançar e distribuir chuvas de moderada a forte intensidade pela metade norte do Rio Grande do Sul e pelo extremo sul e oeste de Santa Catarina. No oeste e centro-norte do Paraná, ainda a precipitação acontece de forma mais isolada. Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar mais frio e seco passa a atuar no Oeste e Campanha do território gaúcho.

No período da tarde, a frente fria mantém a dificuldade em se deslocar de forma mais efetiva pela Região Sul. No entanto, o pequeno deslocamento para norte já contribui para a formação de instabilidades em boa parte dos estados.

No Rio Grande do Sul, chuvas intensas ainda ameaçam o norte e a porção leste, até a altura de Porto Alegre. Em Santa Catarina, a precipitação mais intensa fica na porção meio-oeste, mas pancadas isoladas e temporais pontuais podem ocorrer nas demais regiões do estado. No Paraná, há alerta de temporais e chuvas intensas no oeste e sudoeste do estado e de pancadas de até forte intensidade nas demais regiões.

No período da noite, as chuvas perdem intensidade e abrangência, mas ainda continua com fraca a moderada intensidade no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, na porção central, sul, norte e leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná.

Alertas e destaques para a quarta-feira

Na quarta-feira (23), a frente fria fica mais inclinada e influencia a Região Sul de forma mais costeira.

Na madrugada e início da manhã, as chuvas ocorrem com moderada a forte intensidade no nordeste do Rio Grande do Sul, na metade leste de Santa Catarina, no norte e centro-leste do Paraná. As chuvas mais intensas e os maiores acumulados ocorrem no território catarinense, levando potencial para alagamentos e inundações.

No decorrer da manhã, o tempo firme passa a predominar em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com chuvas ainda de fraca intensidade ocorrendo no extremo nordeste e litoral norte gaúchos. Em Santa Catarina, chuvas isoladas na porção central, mas em toda a faixa leste, alerta para a continuidade da precipitação de moderada a forte intensidade. No Paraná, alerta para pancadas e temporais na porção central, no norte e no leste do estado.

previsão do tempo Região Sul
Massa de ar frio e seco contribui para o tempo firme no RS e em parte dos estados de SC e do PR. Chuvas de moderada a forte intensidade se concentram no norte e leste da Região Sul.

A partir da tarde, com o deslocamento da frente fria um pouco mais para o norte, as chuvas cessam no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina. No entanto, ganham intensidade no norte de Santa Catarina, no centro-norte e leste do Paraná, aumentando o potencial para transtornos, como alagamentos e inundações.

No decorrer da noite, a precipitação diminui bastante e o risco de transtornos não existe mais. Ainda podem ocorrer chuva isolada e de fraca intensidade no leste de Santa Catarina e do Paraná.