Frente fria se forma sobre a Região Sul e avança para o Sudeste

Após desconfiguração do bloqueio, uma frente fria se forma sobre a Região Sul e consegue avançar até o Sudeste e provocar o retorno das chuvas generalizadas para boa parte do Brasil. As temperaturas também diminuem.

Alerta de tempo severo no Sul
Chuvas intensas e potencial para transtornos no Sul do Brasil. No entanto, as chuvas não serão persistentes no RS. Centro-Norte também recebe chuvas.

Impulsionada pela Oscilação Antártica, a mudança de padrão se dá nos próximos dias para boa parte do Brasil. Para o Centro-Sul, as temperaturas diminuem e as chuvas voltam a ocorrer com abrangência, porém não em todas as localidades. Outra região beneficiadas é o Nordeste, uma vez que o sistema frontal consegue avançar até o sul da Bahia. Confira os alertas e destaque à seguir.

Alertas e destaques

Nesta quarta-feira (18), uma região de cavado já vem contribuindo ao longo da madrugada para o tempo instável na Argentina, Uruguai, no Oeste Gaúcho e em parte da região da Campanha. Na início da manhã, a previsão é de que as instabilidades provoquem temporais em todo o centro-sul, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre, passa a chover com moderada intensidade intensidade. Na parte da tarde, há risco de temporais e transtornos por rajadas de vento e elevado acumulados em pouco tempo na Grande Porto Alegre, no litoral centro-norte e no norte.

Para o mesmo período, o alerta de tempo severo se estende para o oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. A partir do fim do dia, as chuvas se espalham para as demais regiões desses estados, com potencial elevado para transtornos no leste catarinense, sul do Mato Grosso do Sul e noroeste paranaense, também há previsão chuvas intensas a noite.

Já para o Sudeste e Centro-Oeste, o tempo seco e quente predomina, com aumento da formação das chuvas ao longo do dia e possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração sobre o norte do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, norte de Goiás e nordeste do Mato Grosso. Destaque também para a sensação de calor que aumenta devido à condição pré-frontal. Já na faixa norte do país, a ZCIT mantém o dia chuvoso e com altos acumulados.

Na quinta-feira (19), a região de cavado se desenvolve e dá origem a um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul e para uma frente fria mais ao norte do estado. Pela manhã bastante nebulosidade e ocorrência de chuvas fraca na metade norte gaúcha, oeste e norte de Santa Catarina, e moderada no norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Destaque para condição ventosa e sensação de frio nas demais regiões gaúchas e para a agitação marítima.

No decorrer do dia, a frente fria avança para norte e chuvas de moderada a forte intensidade atingem o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, o Paraná e a metade sul do Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste e no Sudeste, previsão de muito calor e de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no sul, oeste e leste paulista, no Mato Grosso e no norte sul-mato-grossense.

Na sexta-feira (20), finalmente a frente fria chega ao Sudeste e há previsão de chuva isolada já pela manhã no centro-leste e norte do Paraná, no leste paulista, sul do Rio de Janeiro, oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Devido à um cavado, há previsão de chuvas também no noroeste de Minas Gerais, em Goiás e no norte do Mato Grosso.

A partir do meio da tarde, alerta para temporais e chuvas volumosas em boa parte do Centro-Oeste, com exceção do oeste de Goiás, e no leste de São Paulo e do Rio de Janeiro. No restante do território paulista, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro há risco de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais.

Tendência para o fim de semana

Frente fria avança mais para o norte e passa a atuar na altura do Espírito Santo e no sul da Bahia ao longo do fim de semana, o que deixa o tempo instável em praticamente todo o Centro-Norte. Já no Sul, temperaturas mais amenas e predomínio de tempo firme, com tempo mais fechado na faixa leste que vai do norte gaúcho até o leste do Paraná.