Frente fria e grande massa de ar frio definem o tempo no Brasil; saiba onde chove e faz sol na semana

Frente fria e grande massa de ar frio vão influenciar o tempo no Brasil. Chuvas intensas, sol e frio se distribuem pelo país. Confira a previsão do tempo.

A intensa frente fria, que provocou rajadas de vento destrutivas no último sábado (18) nas regiões Sul e Sudeste, avança até o Nordeste e contribui para a organização de chuvas sobre a porção norte do Brasil.

Ao mesmo tempo, uma grande e intensa massa de ar polar vai continuar influenciando o centro-sul do país, principalmente as regiões Sul e Sudeste com forte frio fora de época e, até mesmo, chuvas.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e a tendência para a semana.

Semana com geadas e alerta de chuvas intensas

A frente fria já chega ao Nordeste neste domingo (19) e provoca chuvas intensas no sul da Bahia, na região de Porto Segura, contribuindo também com pancadas e tempestades pontuais nas áreas do estados próximas às divisas com os estados de Minas Gerais, de Goiás e Tocantins. Além disso, há alertas de chuvas intensas no norte mineiro, no norte goiano, no estado do Tocantins, no sul do Pará e entre o Amazonas e o Mato Grosso.

Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira, 20, podem atingir valores entre 0 e 4°C nas regiões mais elevadas do Sul e do Sudeste.

Na segunda-feira (20), a frente fria avança pelo estado da Bahia e deixa o tempo instável ao longo do dia, com bastante nebulosidade sobre o estado. O sistema frontal também favorece a organização da umidade na porção centro-norte do país, assim, há muita nebulosidade sobre a porção norte do Centro-Oeste e a metade sul, até o oeste, da Região Norte.

previsão do tempo
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde da segunda-feira, 20 de outubro.

Alerta de chuvas intensas e elevado acumulado no leste da Bahia, onde o dia fica chuvoso e há potencial de alagamentos principalmente na região de Salvador. Alerta também para pancadas de chuva intensas e de tempestades pontuais a partir da tarde no interior da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, no centro-norte de Goiás, no norte do Mato Grosso, no Tocantins, na metade sul do Pará, no centro-sul e oestes do Amazonas e no norte de Rondônia.

Já em boa parte das regiões Sul e Sudeste e no restante do Centro-Oeste, a massa de ar polar contribui para o tempo firme e ensolarado. Pelo fato de o sistema atuar no oceano, também contribui para o transporte de umidade, o que faz com que o tempo fique nublado, mas com possibilidade de sol no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro. Há possibilidade de chuva fraca e pontual nas áreas da Serra do Mar.

previsão do tempo
Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira, 20 de outubro. Regiões mais elevadas do Sul e do Sudeste possuem potencial para a formação de geadas.

No entanto, o destaque fica para o frio de inverno que traz potencial de geadas para a região da Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e de forma muito pontual e sem impactos nas lavouras nas regiões mais elevadas na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro e o estado de São Paulo. As temperaturas máximas ficam em torno dos 20°C em várias localidades do Sul e do leste do Sudeste, com patamar mais ameno no interior até o centro-sul do Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (21), o mesmo padrão é previsto com tempo nublado e chuvoso no centro-norte do Brasil, com chuvas mais intensas ocorrendo no leste da Bahia, no interior do Nordeste e em boa parte da Região Norte.

Chuvas intensas e volumosas se concentram no centro-norte do Brasil. Alerta de acumulado acima dos 100 mm até meados da semana para o leste da Bahia.

No Centro-Sul do Brasil, o frio perde intensidade e o calor retorna no período da tarde no interior de São Paulo, no norte da Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul. No entanto, a sensação de frio continua em Santa Catarina, no centro-leste e sul do Paraná, no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O risco de geadas no Sul e Sudeste diminui, mas ainda podem ocorrer nas áreas mais elevadas de forma pontual.

alerta de chuva volumosa
Acumulado de chuva até a quarta-feira, 22 de outubro. Maiores acumulados são previstos para o leste da Bahia.

Na quarta-feira (22), o padrão é muito semelhante ao de terça-feira (21), com a diminuição do potencial das chuvas no interior do Nordeste e na Região Norte, e com o aumento das temperaturas no Sul e no Sudeste, mas mantendo ainda a sensação de frio nas áreas do leste.

Padrão começa a mudar a partir da quinta-feira

Na quinta-feira (23), a frente fria não influencia mais o Brasil, mas a circulação de leste, promovida pela massa de ar frio, contribui para a formação de uma região de cavado sobre o leste do Nordeste, onde as chuvas continuam no leste da Bahia.

A conexão da umidade é interrompida e as chuvas ficam concentradas na porção oeste da Região Norte, com tempo firme sendo previsto para todo o Brasil Central.

calor
Ar quente é transportado para o centro-sul do Brasil a partir da quinta-feira, 23 de outubro.

Com o afastamento da massa de ar frio, os ventos de norte aumentam e transportam o ar quente para o centro-sul, assim, o calor retorna para boa parte da Região Sul e do Sudeste. Sensação mais amena somente na porção leste que vai desde Santa Catarina até o Espírito Santo e região sul e da Zona da Mata de Minas Gerais.

A partir de sexta-feira (24), uma nova frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil, mas ainda atuando no sul do Rio Grande do Sul, o que favorece uma condição pré-frontal e o aumento nas temperaturas no centro-sul do Brasil, além do calor remanescente no Brasil Central.

No leste do Nordeste, as chuvas continuam, mas com fraca intensidade. Já no oeste da Região Norte, as chuvas intensas continuam.