Ar polar vai provocar queda brusca das temperaturas e geadas no centro-sul do Brasil; veja os detalhes
Uma massa de ar frio muito intensa trará geadas para as regiões Sul e Sudeste e uma queda de temperaturas que será sentida até mesmo nas regiões Norte e Nordeste.

Ao longo dos próximos dias, a passagem de uma frente fria causará tempestades severas e rajadas intensas de vento em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil - o que pode ocasionar enchentes, alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos para a população.
A partir deste sábado (18), após a passagem da frente, uma massa de ar frio muito intensa começará a avançar pelo país, fazendo ainda as temperaturas caírem de maneira pronunciada - principalmente na região Sul.
Frio tardio retorna ao Brasil
A massa de ar frio começa a avançar pelo Rio Grande do Sul na madrugada do sábado (18) e, até o final do dia, ela já terá alcançado também Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada.

Já no domingo (19) de madrugada, as temperaturas mínimas chegam a valores abaixo dos 10°C em grande parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina (onde o frio será mais intenso) e do sul do Paraná.
A região onde o frio será mais intenso é a região Sul - mas ao longo dos dias seguintes, quedas de temperatura pronunciadas também serão sentidas em estados de outras regiões do país, especialmente no Sudeste.

Até o final do domingo (19), a massa terá avançado mais e estará fazendo as temperaturas caírem também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e sul do Mato Grosso - abrangendo, portanto, toda a região Sul, Sudeste e grande parte da Centro-Oeste.

As temperaturas continuarão caindo ao longo da segunda-feira (20) e da terça-feira (21), especialmente na região Sudeste, onde há risco de temperaturas baixíssimas e ocorrência de geadas tardias.
Mas mesmo em outros locais, o frio será expressivo. Em São Paulo capital, por exemplo, as temperaturas máxima / mínima caem de 34°C / 18°C nesta sexta-feira (17) para 19°C / 10°C na terça-feira, sinalizando um frio intenso na região.

Entre a segunda-feira (20) e a terça-feira (21), a massa de ar frio chega ainda às regiões Norte e Nordeste. Na região Norte, estados como Rondônia e Tocantins registrarão quedas nas temperaturas; E no Nordeste, praticamente todos os estados serão afetados pela massa de ar frio, que fará as temperaturas caírem de maneira significativa.

Como é possível observar na figura acima, essa massa de ar frio fará as temperaturas caírem em grande parte do Nordeste e em alguns estados do Norte ao longo da semana que vem - isso sem contar as regiões já mencionadas anteriormente.
Em outras palavras, a próxima semana será mais fria do que o normal em praticamente todo o país, originando uma onda de frio muito incomum para o período de primavera.