Ar polar vai provocar queda brusca das temperaturas e geadas no centro-sul do Brasil; veja os detalhes

Uma massa de ar frio muito intensa trará geadas para as regiões Sul e Sudeste e uma queda de temperaturas que será sentida até mesmo nas regiões Norte e Nordeste.

Registro de flores atingidas por uma geada.
Intensa massa de ar frio trará geadas para o Sul e Sudeste e uma queda de temperaturas que será sentida até mesmo no Norte e Nordeste.

Ao longo dos próximos dias, a passagem de uma frente fria causará tempestades severas e rajadas intensas de vento em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil - o que pode ocasionar enchentes, alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos para a população.

A partir deste sábado (18), após a passagem da frente, uma massa de ar frio muito intensa começará a avançar pelo país, fazendo ainda as temperaturas caírem de maneira pronunciada - principalmente na região Sul.

Frio tardio retorna ao Brasil

A massa de ar frio começa a avançar pelo Rio Grande do Sul na madrugada do sábado (18) e, até o final do dia, ela já terá alcançado também Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final do sábado.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final do sábado mostra que a massa de ar frio avançará bastante ao longo do dia, atingindo os estados de RS, SC, PR, MS e SP com muito frio.

Já no domingo (19) de madrugada, as temperaturas mínimas chegam a valores abaixo dos 10°C em grande parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina (onde o frio será mais intenso) e do sul do Paraná.

Previsões indicam que, na região serrana de Santa Catarina e do Paraná, há risco de temperaturas mínimas de até 3°C. Temperaturas como essa, inferiores a 4°C, já são suficientes para formação de geadas tardias na serra.

A região onde o frio será mais intenso é a região Sul - mas ao longo dos dias seguintes, quedas de temperatura pronunciadas também serão sentidas em estados de outras regiões do país, especialmente no Sudeste.

Previsão de temperaturas mínimas no domingo de manhã.
Previsão de temperaturas mínimas no domingo de manhã mostra que grande parte da região Sul registrará mínimas abaixo dos 10°C - com risco de geadas na região serrana de SC e RS.

Até o final do domingo (19), a massa terá avançado mais e estará fazendo as temperaturas caírem também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e sul do Mato Grosso - abrangendo, portanto, toda a região Sul, Sudeste e grande parte da Centro-Oeste.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final do domingo.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final do domingo mostra que a massa de ar frio avançará bastante ao longo do dia, atingindo grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.

As temperaturas continuarão caindo ao longo da segunda-feira (20) e da terça-feira (21), especialmente na região Sudeste, onde há risco de temperaturas baixíssimas e ocorrência de geadas tardias.

Em praticamente toda a região Sudeste, haverão municípios registrando mínimas abaixo dos 10°C. Especialmente na região da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas e Vale do Paraíba, há risco de temperaturas tão baixas quanto 0°C - o que traz geadas tardias também para o Sudeste.

Mas mesmo em outros locais, o frio será expressivo. Em São Paulo capital, por exemplo, as temperaturas máxima / mínima caem de 34°C / 18°C nesta sexta-feira (17) para 19°C / 10°C na terça-feira, sinalizando um frio intenso na região.

Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante a madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira durante a madrugada mostra que as temperaturas atingirão valores abaixo dos 10°C em grande parte do Sudeste - com chance de geadas.

Entre a segunda-feira (20) e a terça-feira (21), a massa de ar frio chega ainda às regiões Norte e Nordeste. Na região Norte, estados como Rondônia e Tocantins registrarão quedas nas temperaturas; E no Nordeste, praticamente todos os estados serão afetados pela massa de ar frio, que fará as temperaturas caírem de maneira significativa.

Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 20 e 26 de Outubro.
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 20 e 26 de Outubro mostra uma onda de frio se espalhando pelo Brasil e chegando até o Norte e o Nordeste - algo bastante incomum.

Como é possível observar na figura acima, essa massa de ar frio fará as temperaturas caírem em grande parte do Nordeste e em alguns estados do Norte ao longo da semana que vem - isso sem contar as regiões já mencionadas anteriormente.

Em outras palavras, a próxima semana será mais fria do que o normal em praticamente todo o país, originando uma onda de frio muito incomum para o período de primavera.