Frente fria deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades neste fim de semana; confira a previsão

Durante o final de semana a formação de uma nova frente fria pode provocar transtornos. À medida que o sistema avança, são esperados alertas de tempestade e de chuvas intensas.

    Após alguns dias de tempo firme e bastante sol sobre a Região Sul do Brasil, o tempo deve mudar nas próximas horas com a formação de uma nova frente fria. O novo sistema traz alertas de chuvas intensas e aumenta a possibilidade de tempestades já na tarde desta sexta-feira (1).

    Nesta sexta-feira (1) as primeiras pancadas de chuva devem ser registradas no Rio Grande do Sul no período da tarde. No sábado (2) e domingo (3) com o aumento da intensidade dos jatos de baixos níveis e maior presença de umidade, a frente fria avança em direção ao norte do estado gaúcho e a Santa Catarina, onde também provoca chuvas intensas.

    Ainda na tarde desta sexta-feira (1), além do aumento dos riscos de chuvas intensas, a previsão é de que as tempestades venham acompanhadas de raios e rajadas de vento que ficam próximas de 50 km/h.

    Acompanhe junto com a Meteored | Tempo.com a previsão do tempo para este final de semana e como a frente fria pode afetar o seu município.

    Riscos de chuvas intensas e tempestades aumentam a partir desta sexta

    O mês de agosto começou movimentado e já no decorrer desta sexta-feira (1) a nebulosidade aumenta sobre os estados do Sul do Brasil. Há previsão de chuvas intensas e chances de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, principalmente nos municípios próximos à divisa com o Uruguai como Chuí/RS e Arroio Grande/RS.

    E, ainda no final da noite de sexta (1) e início da madrugada de sábado (2) outras áreas de instabilidade surgem pelo estado gaúcho. Desta vez, no sudoeste e sudeste do Estado, onde há previsão de chuvas intensas e acompanhadas de descargas elétricas. As rajadas de vento ficam mais fortes e chegam aos 42 km/h em Uruguaiana/RS e 44 km/h em Alegrete/RS.

    Precipitação prevista para a noite de sábado (2), segundo o modelo ECMWF.
    Precipitação prevista para a noite de sábado (2) e segundo o modelo ECMWF as chuvas mais intensas ocorrem sobre o norte e noroeste do RS.

    Chuvas estão previstas para ocorrerem também durante o período da manhã deste sábado (2), apesar dos indícios de que a frente fria já terá avançado pela porção central do Rio Grande do Sul, algumas cidades do sudoeste do Estado continuam em alerta de chuvas intensas como Quaraí/RS que se junta a Santa Maria/RS, Santa Cruz do Sul/RS e Júlio de Castilhos/RS na porção mais central do Rio Grande do Sul.

    Durante a tarde de sábado (2) a previsão é de chuvas isoladas pelo Rio Grande do Sul o que inclui a capital Porto Alegre/RS, com pancadas de chuva no decorrer do período vespertino.

    Densidade de raios indica áreas com maior atividade convectiva na noite de sábado (2).
    Densidade de raios indica áreas com maior atividade convectiva na noite de sábado (2), ou seja, áreas propícias a ocorrência de tempestades.

    Contudo, as chuvas vão ganhar força no início da noite de sábado (2). O motivo é o aumento da intensidade dos jatos de baixos níveis que transportam umidade desde a Região Norte ao Sul do Brasil.

    E isto vai se prolongar durante a madrugada e na manhã de domingo (3), onde as chuvas alcançam a porção norte do Rio Grande do Sul, avançam em direção a Santa Catarina e afetam o oeste do Paraná. Cidades como São Miguel do Oeste/SC, Chapecó/SC e Toledo/PR, podem ficar em estado de atenção.

    Nessas regiões a previsão é de que as chuvas sejam intensas além de virem acompanhadas de trovoadas. A partir da tarde de domingo (3) a frente fria perde força e as chuvas voltam a ficar mais leves sobre os estados da Região Sul.

    Probabilidade de precipitação para a manhã de domingo (3).
    Probabilidade de precipitação para a manhã de domingo (3).

    Confira a lista de precipitação acumulada entre sexta (1) e domingo (3) para algumas cidades do Sul do Brasil:

    • São Miguel do Oeste/SC - 20 mm
    • Porto Alegre/RS - 26 mm
    • Santa Maria/RS - 36 mm
    • Rio Pardo/RS - 64 mm
    • São Nicolau/RS - 77 mm

    Os volumes mais elevados irão ocorrer em pontos isolados, contudo, é importante ressaltar que, em várias cidades, caso ocorra chuvas intensas mesmo que por um um curto período de tempo o município está propício a registrar transtornos. Ao menos até domingo (3), os maiores volumes são previstos para o oeste gaúcho e também em áreas pontuais da porção central do Estado.