Frente fria deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades neste fim de semana; confira a previsão

Durante o final de semana a formação de uma nova frente fria pode provocar transtornos. À medida que o sistema avança, são esperados alertas de tempestade e de chuvas intensas.
- Veja também: Como será o clima em agosto
Após alguns dias de tempo firme e bastante sol sobre a Região Sul do Brasil, o tempo deve mudar nas próximas horas com a formação de uma nova frente fria. O novo sistema traz alertas de chuvas intensas e aumenta a possibilidade de tempestades já na tarde desta sexta-feira (1).
Ainda na tarde desta sexta-feira (1), além do aumento dos riscos de chuvas intensas, a previsão é de que as tempestades venham acompanhadas de raios e rajadas de vento que ficam próximas de 50 km/h.
Acompanhe junto com a Meteored | Tempo.com a previsão do tempo para este final de semana e como a frente fria pode afetar o seu município.
Riscos de chuvas intensas e tempestades aumentam a partir desta sexta
O mês de agosto começou movimentado e já no decorrer desta sexta-feira (1) a nebulosidade aumenta sobre os estados do Sul do Brasil. Há previsão de chuvas intensas e chances de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, principalmente nos municípios próximos à divisa com o Uruguai como Chuí/RS e Arroio Grande/RS.
E, ainda no final da noite de sexta (1) e início da madrugada de sábado (2) outras áreas de instabilidade surgem pelo estado gaúcho. Desta vez, no sudoeste e sudeste do Estado, onde há previsão de chuvas intensas e acompanhadas de descargas elétricas. As rajadas de vento ficam mais fortes e chegam aos 42 km/h em Uruguaiana/RS e 44 km/h em Alegrete/RS.

Chuvas estão previstas para ocorrerem também durante o período da manhã deste sábado (2), apesar dos indícios de que a frente fria já terá avançado pela porção central do Rio Grande do Sul, algumas cidades do sudoeste do Estado continuam em alerta de chuvas intensas como Quaraí/RS que se junta a Santa Maria/RS, Santa Cruz do Sul/RS e Júlio de Castilhos/RS na porção mais central do Rio Grande do Sul.
Durante a tarde de sábado (2) a previsão é de chuvas isoladas pelo Rio Grande do Sul o que inclui a capital Porto Alegre/RS, com pancadas de chuva no decorrer do período vespertino.

Contudo, as chuvas vão ganhar força no início da noite de sábado (2). O motivo é o aumento da intensidade dos jatos de baixos níveis que transportam umidade desde a Região Norte ao Sul do Brasil.
E isto vai se prolongar durante a madrugada e na manhã de domingo (3), onde as chuvas alcançam a porção norte do Rio Grande do Sul, avançam em direção a Santa Catarina e afetam o oeste do Paraná. Cidades como São Miguel do Oeste/SC, Chapecó/SC e Toledo/PR, podem ficar em estado de atenção.
Nessas regiões a previsão é de que as chuvas sejam intensas além de virem acompanhadas de trovoadas. A partir da tarde de domingo (3) a frente fria perde força e as chuvas voltam a ficar mais leves sobre os estados da Região Sul.

Confira a lista de precipitação acumulada entre sexta (1) e domingo (3) para algumas cidades do Sul do Brasil:
- São Miguel do Oeste/SC - 20 mm
- Porto Alegre/RS - 26 mm
- Santa Maria/RS - 36 mm
- Rio Pardo/RS - 64 mm
- São Nicolau/RS - 77 mm
Os volumes mais elevados irão ocorrer em pontos isolados, contudo, é importante ressaltar que, em várias cidades, caso ocorra chuvas intensas mesmo que por um um curto período de tempo o município está propício a registrar transtornos. Ao menos até domingo (3), os maiores volumes são previstos para o oeste gaúcho e também em áreas pontuais da porção central do Estado.