Como será o clima em agosto
Embora Agosto se inicie com uma atuação ampla de uma massa de ar frio e formação de mais chuva que o normal no país, esse padrão tende a se inverter ao longo do mês.
- Mais informações: Nova frente fria chega ao Brasil neste fim de semana

O mês de Julho se despede após a entrada de uma frente fria bastante intensa e abrangente, que está sendo capaz de influenciar o tempo em praticamente todo o país, desde o sul até alguns estados do Norte e do Nordeste do país.
Agora a pergunta que fica é: Será que esse padrão de ocorrência de frentes frias muito abrangentes e massas de ar frio continuará ao longo do mês de Agosto? Vamos conferir juntos o que as previsões climáticas nos sugerem.
Temperatura da Superfície do Oceano
No Oceano Pacífico Equatorial, é possível perceber uma pequena anomalia negativa de temperatura, o que é indício de um possível episódio de La Niña, que pode se formar no final do ano de 2025. Ainda assim, o fenômeno ainda não afeta o clima no Brasil em Agosto.

Por outro lado, o oceano Atlântico Sul que banha a costa brasileira segue com temperaturas acima do normal. Na prática, essa situação é capaz de fornecer maior quantidade de umidade e energia para tempestades, o que pode intensificar sistemas meteorológicos como ciclones e frentes frias.
Oscilação Antártica
A Oscilação Antártica (AAO) é um índice capaz de traçar panoramas climáticos para o centro-sul do país com previsibilidade de cerca de duas semanas. Tendências e/ou valores positivos desfavorecem a atuação de sistemas de precipitação no Sul do país.

É possível perceber que, na primeira semana de Agosto, a tendência do índice AAO é se manter positiva. Na prática, isso dificulta a passagem de sistemas transientes, como ciclones e frentes frias, apesar das altas temperaturas do Oceano Atlântico.
Isso sugere que Agosto será um mês climaticamente parecido com o que observamos em Julho - que também se iniciou, na primeira quinzena, com valores de AAO positivos e com a formação de poucas frentes frias, incapazes de afetar o país de maneira expressiva.
Oscilação de Madden-Julian
A Oscilação de Madden Julian (OMJ), por sua vez, é capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste do Brasil, favorecendo movimentos de ascendência do ar (que tornam o clima mais chuvoso) ou subsidência (que o tornam mais seco).

É possível observar que, nos primeiros dez dias de Agosto, o fenômeno pode impulsionar a formação de chuvas no centro-norte do Brasil, que aparecem com mais frequência do que o normal. No entanto, no restante do mês, a tendência é de uma atuação neutra da OMJ, que não influenciará a formação de chuvas no país.
Anomalias de chuva para Agosto
O modelo de confiança da Meteored, o europeu ECMWF, traz também padrões de precipitação interessantes de se observar, que somam os efeitos totais dos fenômenos citados anteriormente.

A primeira questão que podemos observar é Agosto se inicia chuvoso na maior parte do país, exceto no Rio Grande do Sul. Isso é consequência, em parte, da atuação da MJO.
Conforme o mês avança, no entanto, a tendência é de que as chuvas reduzam de frequência e intensidade, especialmente no centro-sul do país, onde o clima se torna mais seco - um resultado de uma passagem pouco frequente de frentes frias, devido à atuação da AAO.
Anomalias de temperatura para Agosto
Com uma ampla atuação de uma massa de ar frio que penetrou no Brasil e formação de nebulosidade e chuvas mais intensas no início do mês, o clima de Agosto se inicia com temperaturas mais baixas que o normal na maior parte do país - tendência essa que tende a sumir conforme o mês avança.

Na região central e no nordeste, as temperaturas já se mostram mais quentes que o normal logo no início de Agosto, tendência que continua ao longo do mês e vai se ampliando. Ao todo, previsões indicam que Agosto terminará com temperaturas acima da média em boa parte do país.
Vale notar que essas temperaturas, embora sejam mais quentes que o normal para o mês de Agosto, ainda devem ser menos intensas do que o calor observado durante o verão, por exemplo.
Como as previsões de longo representam tendências regionais, elas podem mudar especialmente de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.