Frente fria chega ao Sul do Brasil

Nos próximos dias volta a chover no Centro-Sul do país e as temperaturas diminuem a partir desse fim de semana. Na metade norte, o tempo segue mais firme com chuvas concentradas nas áreas litorâneas.

Frente fria chega ao Sul do Brasil, provocando temporais e queda das temperaturas.

Uma frente fria já começou se formar nesta madrugada (30) sobre o Uruguai, provocando chuva forte sobre o oeste do país e o leste da Argentina. No RS, a nebulosidade de médias e altas altitudes começou a se formam na metade sul do estado, anunciando a proximidade do sistema.

Previsão do tempo

No decorrer desta manhã (30) a frente fria avança pelo Uruguai, chegando ao sul e oeste do RS por volta do fim do período. Na parte da tarde o sistema não consegue avançar muito e há previsão de chuva somente para a metade sul e noroeste do estado. Na região metropolitana de Porto Alegre, não há previsão de chuva, apenas aumento das temperaturas e sensação de calor. A mesma condição está prevista para o restante do RS e para os estado de SC e PR.

Nas demais regiões do país o predomínio é de tempo seco, com temperaturas elevadas e sensação de calor no Centro-Oeste e, mais amena, no Sudeste e leste do Nordeste, onde há previsão de chuva fraca a moderada na região metropolitana de Salvador.

Na quinta-feira (31), o sistema ganha intensidade devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa sul do RS, o que provoca temporais no sul do estado e chuva mais isolada ao sul da capital na parte da manhã. A partir da tarde a frente fria passa a se deslocar para norte lentamente, deixando o tempo chuvoso na metade sul e noroeste do estado gaúcho. Entre o fim da tarde e a noite, começa a chover em Porto Alegre e no oeste de SC e do PR. Assim, a massa de ar polar já começa a atuar no Uruguai e nas regiões de fronteira com o Brasil.

Acumulado de chuva da quarta-feira (30) até o domingo (03), segundo o modelo ECMWF.

Na sexta-feira (01) a frente fria já se encontra sobre SC provocando temporais na madrugada no sul e meio oeste do estado. No decorrer da manhã o sistema avança para o restante do estado deixando o dia nublado e chuvoso. Somente no nordeste catarinense que a chuva chega mais para o meio da tarde.

No PR, tempo chuvoso somente no oeste do estado. Nas áreas mais ao sul passa a chover a partir do meio da tarde e no leste e metade norte só há previsão de chuva na madrugada de sábado, que ocorre de forma mais isolada e fraca. No RS, o tempo segue nublado e com chuva em praticamente todo o estado, somente no oeste que não há previsão de chuva, mas o dia segue com bastante nebulosidade.

Comportamento das temperaturas

Com o avanço da frente fria, as áreas ao norte do sistema tendem a ficar mais elevadas devido ao transporte de um ar mais quente, proporcionado um escoamento de norte mais intenso. Condição mais evidente nos estados do Sul para as máximas de hoje (30) e de amanhã (31) às 15h (18 UTC no mapa). No Sudeste e Centro-Oeste, isso é observado a partir da sexta-feira (01).

Já na parte sul da frente se observa o avanço de uma massa de ar polar que irá provocar bastante frio no fim de semana em especial no madrugada de domingo (03) e da segunda-feira (04).