Frente fria chega ao Nordeste e volta a chover na Região Sul
Nos próximos dias os avanços de uma frente fria contribui para mudanças nas condições do tempo no leste nordestino. Na Região Sul, voltam as pancadas com potencial tempestivo.

Nesta semana a formação de uma sistema frontal contribuiu para tempestades nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, acompanhadas de descargas elétricas e granizo.
O mesmo sistema, avançou até o Sudeste proporcionando aumento da nebulosidade, chuvas isoladas e, principalmente alívio das temperaturas, uma vez que na retaguarda uma massa de ar frio avançou pela Região Sul, transportando o ar frio até o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
️ Massa de ar frio ocasionou em queda das temperaturas desde ontem e, neste início de manhã, vem proporcionando registros abaixo de 10°C em várias localidades. Nas regiões mais elevadas de SC, as mínimas ficaram próximas de 0°C (estações Epagri).
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) September 22, 2021
(Imagem: estações do Inmet). pic.twitter.com/drB9kp7NZD
Nesta quarta-feira (22), a frente fria já atua entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, provocando chuva fraca e isolada. A massa de ar frio, encontra-se no oceano favorecendo o escoamento de leste e de sudeste, o que resulta em uma maior concentração de nuvens na faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.
Nos próximos dias, a frente fria avança mais pela costa nordestina e volta a chover em parte da Região Sul, com risco para tempestades e queda de granizo.
Frente fria no Nordeste
Até a noite, a frente fria avança pelo leste da Bahia chegando à região de Salvador entre as 21:00 e as 00:00, provocando chuva fraca sem potencial para transtornos. Os ventos do sul também atuam, diminuindo as temperaturas e proporcionando ligeira sensação de frio.

Na quinta-feira (23), o sistema frontal se encontra um pouco mais ao norte e deixa o tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria entre a região de Salvador e Maceió. No restante do leste baiano, a circulação de sudeste proporciona um tempo nublado, sem chuvas e com temperaturas amenas. De Recife a Natal, bastante nebulosidade, com chuva fraca pela manhã e tempo mais firme no restante do dia. No litoral norte da Região, o tempo firme com pouca nebulosidade predomina.

Na sexta-feira (24), a frente fria se encontra mais afastada no oceano, porém, a circulação de leste e a formação de um cavado mantém o tempo instável em toda a costa leste do Nordeste, com chuva fraca ao longo do dia alternando com períodos de melhoria entre Salvador e Recife.
Pancadas e risco de tempestade na Região Sul
Na próxima madrugada, uma região de cavado se forma entre o sul do Paraguai, o leste da Argentina e o Rio Grande do Sul, aumentando a nebulosidade em todo o território gaúcho e provocando pancadas nas regiões Oeste, Central e Sul no início da manhã de quinta-feira (23).

No decorrer do período, as chuvas se espalham por boa parte do Rio Grande do Sul e há risco de tempestades com granizo na região Central e nas Missões. Na região metropolitana de Porto Alegre, o risco é menor, porém há previsão de pancadas isoladas e trovoadas.

No período da tarde, as chuvas ganham abrangência e ocorrem em toda a metade norte do território gaúcho, com risco de temporais e chuvas intensas e eventual queda de granizo. No oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, também há risco de pancadas, que podem ocorrer na forma de tempestades. Essa condição se mantém para o período da noite.

Na madrugada de sexta-feira (24), a região de cavado evolui para um pequeno sistema de baixa e uma frente fria que avança pelo território catarinense. Há potencial de pancadas isoladas, no entanto, o maior potencial para transtornos e os ventos de moderada a forte intensidade.
Pela manhã o tempo fica nublado no sul, leste e norte do Rio Grande do Sul, com ocorrência de chuva fraca somente no leste. Em Santa Catarina, oeste, sul e leste do Paraná, o tempo também fica nublado, com chuva fraca e moderada no leste e norte catarinenses e pancadas no leste paranaense.

No período da tarde e noite, as chuvas perdem intensidade, mas o tempo segue nublado nas mesmas regiões e com chuva fraca nas áreas mais ao leste. Destaque apenas a condição mais ventosa no leste gaúcho devido à presença da baixa pressão, mas sem potencial para transtornos.