Frente fria chega ao Brasil e semana tem alerta de chuvas intensas e tempestades severas; estas são as áreas em risco

Uma nova frente fria chega ao Brasil e deixa em alerta o Sul do Brasil para chuvas intensas e tempestades severas. Há elevado potencial para transtornos e os acumulados podem chegar aos 200 mm.

Uma nova frente fria chega ao Brasil e deixa em alerta o Sul do Brasil para chuvas intensas e tempestades severas.
Uma nova frente fria chega ao Brasil e deixa em alerta o Sul do Brasil para chuvas intensas e tempestades severas.

Um frente fria se forma neste domingo (31) e vai atuar durante toda a semana no Sul do Brasil, chegando à Região Sudeste entre a sexta-feira (5) e o fim de semana. Até lá, o sistema frontal fica preso na Região Sul provocando chuvas intensas e tempestades, que podem vir com severidade. Há alertas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo potencial de tempestades e de ventos costeiros em decorrência da presença do sistema frontal no Rio Grande do Sul.

Início de semana de calor e risco de tempo severo

Na segunda-feira (1), devido à presença da frente fria mais ao sul, não há o avançado de uma massa de ar frio pela Região Sul e tão pouco para boa parte do centro-sul do Brasil, somente a circulação oceânico traz uma condição mais amenas para parte do leste da Região Sul e para o leste da Região Sudeste até o estado da Bahia.

Assim, o escoamento de norte favorece o transporte do ar quente do Brasil Central até o Sul do Brasil, proporcionando aumento das temperaturas e calor de 30°C em boa parte do Paraná e nas regiões próximas a Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

A combinação do ar quente com a presença da frente fria ajuda no desenvolvimento das instabilidades aumentando o risco de chuvas intensas e de tempestades. Assim, há alerta já na madrugada da segunda-feira (1) no Oeste e região das Missões do Rio Grande do Sul. Ao longo da manhã o risco se estende para a região Central e da Campanha. Por volta do fim da manhã, as instabilidades também atuam no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

No período da tarde e noite, as instabilidades atuam de forma pontual e provocam pancadas de até forte intensidade e tempestades pontuais no Oeste, Missões, Norte, região Central, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina e no Paraná, a área do leste de Florianópolis até Curitiba tem previsão de chuva fraca ao longo do dia.

Na terça-feira (2), o sistema frontal não consegue avançar e acaba recuando para a região da fronteira Rio Grande do Sul e Uruguai. Durante boa parte do dia, há muita nebulosidade na metade sul do Rio Grande do Sul e a ocorrência de chuvas pontuais, que podem ocorrer com forte intensidade no centro-sul e oeste do estado. Mais para o fim do dia e noite, há alerta para o risco de tempo severo no Oeste e Campanha.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina em boa parte desses estados, com temperaturas de até 33°C, que ocorrem no oeste e norte paranaenses. Nas localidades do leste, de Florianópolis até o litoral do Paraná, o tempo fica mais fechado com previsão de chuva fraca e pontual.

Quarta-feira: sistema frontal continua sobre o RS

Na quarta-feira (3), o sistema frontal atua sobre o Rio Grande do Sul e deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades severas por todo o dia na região Oeste, Campanha e Sul do estado. No período da manhã, pancadas podem ocorrer na porção central e norte. Na região de Porto Alegre, há previsão de pancadas ao longo de todo o dia, alternando com período de melhoria. Para as localidades na metade norte, incluindo a região de Porto Alegre, as temperaturas ficam máximas podem ficar acima dos 25°C, mas os ventos de norte provocam sensação de abafamento.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme e ensolarado predomina, com tempo mais fechado pela manhã no leste desses estados. A previsão é de calor, com temperaturas de até 34°C no norte e oeste do Paraná.

Semana termina com avanço da frente fria e alertas para RS, SC e o PR

Na quinta-feira (4), a frente fria se fortalece e na madrugada chuvas intensas e tempestades deixam em alerta o Oeste, Missões, a Região Central, o sul do Norte e toda a região de Porto Alegre e proximidades, inclusive a porção sul da Serra.

No período da manhã, a frente fria avança e diminui as chuvas e as chuvas começam a diminuir a partir do meio do período. No entanto, há potencial de chuvas intensas ainda para as Missões, agora para todo o Norte e Serra. Nas localidades catarinenses próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar e há possibilidade de chuva fraca.

Mapa de densidade de raio ajuda a realçar as regiões com maior potencial de tempestades. Na madrugada da quarta-feira (3) para a quinta-feira (4), há elevado potencial de tempestades no Rio Grande do Sul.
Mapa de densidade de raio ajuda a realçar as regiões com maior potencial de tempestades. Na madrugada da quarta-feira (3) para a quinta-feira (4), há elevado potencial de tempestades no Rio Grande do Sul.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul e passam a levar riscos para o sul e oeste de Santa Catarina, com mudança do tempo acontecendo no oeste do Paraná.

No restante do dia até o período da noite, a frente fria deixa alertas de chuvas intensas e de tempestades para todo o estado de Santa Catarina e para o sul e oeste do Paraná.

Acumulado de precipitação para toda a semana. Volumes podem chegar aos 200 mm.
Acumulado de precipitação para toda a semana. Volumes podem chegar aos 200 mm.

Na sexta-feira (5), a frente fria perde intensidade e o potencial de chuvas mais generalizadas e intensas diminui. No entanto, o tempo fica nublado e com chuvas fraca ou chuvisco sobre o estado de Santa Catarina.

No Paraná, as chuvas acontecem com até forte intensidade e há possibilidade de tempestades no centro-sul e leste durante a madrugada e o período da manhã. No restante do dia, as chuvas acontecem com menor intensidade.