Frente fria chega a SP nesta segunda (22): alerta de intensos temporais; confira a previsão
A passagem de uma frente fria pelo Brasil vai trazer tempestades intensas com chuva localmente volumosa para SP no início da semana.

O deslocamento de um potente sistema frontal pelo Brasil na forma de uma linha de tempestades a partir deste fim de semana irá causar transtornos em todo o centro-sul do Brasil.
A partir de segunda-feira (22), a frente fria alcançará o estado de São Paulo, trazendo tempestades com chuvas intensas, ventos fortes, raios e possibilidade de granizo desde o domingo (21). Confira os detalhes.
Alerta de tempestades intensas
Como um efeito pré-frontal, ou seja, que antecede uma frente fria, as temperaturas entram em elevação. Em São Paulo Capital as temperaturas podem alcançar os 35°C neste domingo (21), enquanto no interior as máximas podem ultrapassar os 38°C.
Com a chegada da frente fria a ambiente aquecido, o contraste térmico favorece a formação de tempestades. As tempestades têm início já no decorrer do domingo (21), em todo o interior do estado. Elas devem ser mais intensas no extremo oeste, desde Presidente Prudente a Ilha Solteira, e também na região de Bauru e Assis.

Na segunda-feira (22) as instabilidades ganham força e há alerta de tempestades sobre todo o estado, novamente mais intensas na metade oeste durante a tarde e alcançando também a Região Metropolitana de São Paulo durante a noite. A previsão de tempestades se estende até a manhã de terça-feira (23), embora menos intensas e mais localizadas.
Entre domingo (21) e segunda-feira (22) todo o estado de São Paulo está sob risco de:
- tempestades intensas
- chuvas volumosas
- raios e formação de granizo
- rajadas intensas de vento
- interrupção de serviços de energia
- alagamentos em áreas de risco
A população e as autoridades precisam estar em alerta para minimizar os danos.
Chuva volumosa
As tempestades virão acompanhadas de chuva volumosa, devido à abundante umidade disponibilizada por um rio atmosférico, que estará posicionado sobre o estado de São Paulo na segunda-feira (22).

Esse grande grande conteúdo de umidade disponível para a convecção deixa a região Sudeste e o estado de São Paulo em alerta para chuvas que podem ser consideradas extremas para esta época, de acordo com o índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF.

Este índice mostra o quão diferente é a previsão de 1 dia em relação à climatologia do modelo, ou seja, ao que normalmente é previsto para esta época, nesta região.
Chuva acumulada de 80 mm
Até o final da quarta-feira (24) os maiores volumes de chuva acumulados sobre o estado de São Paulo variam em torno de 60 mm a 80 mm. Essa chuva deve ser intensa em intervalos curtos de tempo.

Os maiores acumulados estão previstos para as regiões de:
- Entre Paulínia e Cosmópolis, 80 mm
- Itupeva, 70 mm
- Paranapiacaba, Juqueí e Ourinhos, 60 mm
Apesar dos volumes previstos não serem tão elevados, podem causar transtornos devido à intensidade da chuva. Elevados volumes em intervalos curtos de tempo aumentam o risco de alagamentos rápidos nas áreas de risco.
Queda nas temperaturas
A região mais afetada pela massa de ar frio que chegará na retaguarda da frente fria será a faixa leste do estado. As temperaturas vão diminuir intensamente no decorrer da terça-feira (23), conforme a massa de ar avança sobre o estado.
Na Capital Paulista a temperatura mínima de terça-feira (23) acontecerá durante a noite (14°C) e não em torno das 7h da manhã como normalmente. O amanhecer será de 15°C, mas as temperaturas entram em declínio no decorrer da tarde, não passando de 10°C nas áreas mais elevadas da faixa leste. No interior do estado, mínimas em torno de 20°C e máximas em torno de 29°C.
Na quarta-feira (24) as temperaturas serão ainda mais frias, com mínima de 13°C em São Paulo Capital e 8°C no Vale do Paraíba Paulista.

As máximas da quarta (24) se elevam ligeiramente, e ficam em torno de 13°C a 18°C na faixa leste, com 17°C na Capital. A massa de ar frio continuará atuando ao longo da semana, mantendo as temperaturas amenas e a sensação de frio.