Ciclone e frente fria deixam alertas de chuvas intensas neste fim de semana; confira as áreas em risco
Com suporte de um rio atmosférico e temperaturas acima da média, as chuvas serão intensas e na forma de tempestades severas.

Ao longo do próximo fim de semana, o processo de formação de um ciclone entre a Argentina e o Uruguai e o avanço de sua frente fria sobre o Brasil deixam uma ampla região em alerta para tempestades severas e chuvas volumosas.
As temperaturas acima da média e o suporte de um rio atmosférico favorecem que as chuvas sejam intensas, deixando a população em alerta. Confira as áreas em risco.
Sábado: formação de ciclone favorece tempestades no Rio Grande do Sul
No decorrer do sábado (20) uma área de baixa pressão atmosférica começa a se aprofundar desde o norte da Argentina em direção ao Uruguai. Essa região alongada de baixa pressão é conhecida como cavado, e será responsável por favorecer a formação de tempestades sobre o Rio Grande do Sul.
Desde a madrugada de sábado (20) há possibilidade de tempestades no Oeste do Rio Grande do Sul, avançando em direção à região da Campanha e Sul do estado até o fim do dia, quando o ciclone se forma.

Quando o ciclone se forma, sua frente fria organizará uma linha de tempestades muito intensas. Essa linha de tempestades vai cruzar o Rio Grande do Sul durante a madrugada de sábado (20) para domingo (21), deixando a população em alerta.

A alta densidade de raios (imagem acima) prevista pelo modelo ECMWF é um indicador da presença de grande conteúdo de gelo nas nuvens, ou seja, formação de granizo.
A intensidade das tempestades previstas para este fim de semana está relacionada com, basicamente, dois fatores:
- um grande contraste térmico entre a massa de ar frio que está a caminho e à atmosfera com temperaturas acima da média no Brasil
- grande disponibilidade de umidade devido ao direcionamento de um rio atmosférico, proveniente da Amazônia, em direção ao Sul do Brasil
O acúmulo de calor e umidade nos níveis mais baixos da atmosfera tornam o ambiente condicionalmente instável, sendo necessário apenas um gatilho (como a frente fria) para disparar a convecção intensa.
Domingo: tempestades avançam sobre a Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste
No decorrer do domingo (21) a linha de tempestades da frente fria continua avançando em direção às latitudes mais baixas, enquanto o ciclone se afasta para sudeste, no Oceano Atlântico.
Os seguintes estados estão sob alerta de tempestades:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo

As tempestades serão mais intensas sobre a metade oeste da Região Sul. Na noite do domingo (21) a região Oeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul estão sob alerta de granizo, vendaval e chuvas volumosas.
Chuvas extremas com potencial de transtornos
Como dito anteriormente, as chuvas associada às tempestades serão intensas e muito volumosas. As chuvas mais intensas devem ocorrer sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada do domingo (21) e sobre o Oeste de Santa Catarina e do Paraná durante a noite e madrugada de segunda-feira (22).

O Índice de Previsão Extrema (EFI) do ECMWF disparou um alerta máximo para alta probabilidade de chuvas extremas sobre a região Sul neste domingo (21), principalmente sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, mas podendo englobar também parte de Santa Catarina e do Oeste do Paraná.

Os acumulados de chuva até o início da segunda-feira (22) devem se aproximar ou ultrapassar os 100 mm em diversos pontos no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, Campanha, Sul e Nordeste do estado.

Na metade oeste de Santa Catarina e do Paraná o volume chega a 80 mm no domingo (21), e deve continuar chovendo ao longo da madrugada de segunda.
Além disso, tempestades e chuvas intensas estão previstas para o período da noite e madrugada, o que diminui a percepção de perigo e tempo de resposta, uma vez que a maior parte da população está dormindo neste horário, aumentando os riscos.