Frente fria avança pelo Sul, mas não proporciona chuvas expressivas

Uma frente fria avança pelo Sul neste início de semana, porém não traz grandes possibilidades de chuva para a Região. Por outro lado, na segunda parte da semana, as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Norte do país.

frente fria
Uma frente fria avança pelo Sul do país, mas não proporciona chuvas expressivas. No Centro-Norte, ainda ocorrem pancadas isoladas.

Depois de uma semana de tempo firme em praticamente todo o Centro-Sul do país, uma frente fria volta a deixar o tempo instável em parte da Região Sul. No entanto, este sistema não traz grandes expectativas para a ocorrência de chuvas abrangentes e expressivas.

Já para o Centro-Norte, as chuvas se mantêm muito isoladas até meados da semana, quando volta a se observar um padrão semelhante ao que ocorreu na última semana, principalmente na região que abrange os estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e a Bahia.

Acumulado de precipitação até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (22), a passagem de uma frente fria no oceano favorece a manutenção da convergência de umidade sobre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e o oeste da Bahia, onde já pela manhã podem ocorrer chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade.

Mas é no período da tarde, quando há os alertas para tempestade e chuvas intensas que podem proporcionar transtornos como alagamentos e inundações, nas regiões citadas acima. Há previsão de pancadas isoladas no norte e leste paulista, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. No norte do Piauí, do Maranhão, nordeste do Pará e no Amapá, a ZCIT proporciona chuvas intensas e persistentes, principalmente na região de Belém.

O avanço da frente fria pela Região Sul, atrapalha a convergência de umidade no Brasil Central, mantendo o padrão de chuvas isoladas, que mesmo assim, levam potencial para transtornos em GO, MG e no ES.

Na terça-feira (23), a frente fria já se encontra sobre o Rio Grande do Sul, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no oeste, região central, leste e norte do estado gaúcho e no oeste de Santa Catarina.

No período da tarde o sistema consegue avançar um pouco, aumentando a nebulosidade sobre todo o território catarinense, sul e leste do Paraná. No entanto, não há previsão de chuvas para essas áreas, somente para o Rio Grande do Sul, onde os episódios ainda ocorrem isoladamente e com forte intensidade na porção central e noroeste.

No Centro-Norte do país, sem grandes mudanças, pancadas isoladas, com potencial para ocorrerem na forma de temporais, se mantêm para as mesmas áreas que do dia anterior. Na faixa norte a mesma condição proporcionada pela atuação da ZCIT, porém com chuvas mais intensas ocorrendo pela manhã.

Na quarta-feira (24), ao mesmo tempo que a frente fria se afasta para o oceano, consegue avançar até a altura do Sudeste. Assim, o sistema volta a contribuir para chuvas mais abrangentes na Região. Alerta de temporais e chuvas intensas para o leste e norte de São Paulo, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul do Espírito Santo a partir da tarde.

Previsão de chuvas na Região Sul, somente para o litoral norte do Rio Grande do Sul de fraca intensidade e leste de Santa Catarina e do Paraná mais intensa, também a partir da tarde.

As temperaturas voltam a subir

Devido à presença da frente fria, o escoamento de quadrante norte passa a ser predominante no Sudeste e Região Sul, o que contribui para o aumento das temperaturas e para a sensação de abafamento ao longo do dia, principalmente no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Somente a partir de quarta-feira (24), que uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul, provocando uma redução das temperaturas, com ventos de sul chegando ao leste paulista. Mesmo com essa redução, ainda faz calor, com sensação mais amena a partir do fim do dia.