Frente fria avançando pelo Sul e temporais espalhados pelo país

Até meados desta semana o destaque será o avanço de uma frente fria que irá favorecer a ocorrência de chuvas mais abrangentes no Centro-Sul do país, bem como um certo alívio das temperaturas em parte do Sul.

alerta temporais; frente fria avança pelo RS
Frente fria volta a provoca chuvas em toda a Região Sul e pancadas isoladas continua a ocorrer em boa parte do país. Confira mais detalhes da previsão

Nos próximos dias, uma frente fria avança pela Região Sul deixando alerta para a ocorrência de temporais e também proporcionando um certo alívio das temperaturas. No entanto, antes disso, a condição pré-frontal irá proporcionar sensação de bastante calor e abafamento em todo o Centro-Sul, principalmente na Região Sul.

Alerta e destaque para a segunda-feira

No início da manhã desta de segunda-feira (11), uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão na Argentina, favorece o desenvolvimento de instabilidades que levam potencial de temporais para o extremo oeste do Rio Grande do Sul e localidades da região da Campanha, mais próxima da fronteira com o Uruguai.

Devido à condição pré-frontal, a segunda-feira será de temperaturas elevadas e se sensação bastante desagradável em todo o Centro-Sul, principalmente para a Região Sul.

No decorrer da manhã, o sistema não avança e o tempo nublado, com potencial para chuvas intensas reduzido. No período da tarde, uma frente fria se acopla ao cavado potencializando muito as instabilidades sobre o Uruguai até o fim do dia, onde há alerta para ventos intensos, granizo e para a ocorrência de inundações.

O sistema continua não avançando até o fim do dia, mas há alerta de temporais nas regiões de fronteira com o Uruguai. Durante a noite, a frente fria passa a se deslocar e as chuvas intensas passam a ocorrer em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre durante a madrugada.

Devido à a condição pré-frontal ao longo de todo o dia, as temperaturas em toda a Região Sul ficam elevadas, com sensação bastante desagradável de abafamentos. No leste de Santa Catarina e do Paraná, a circulação de leste proporciona o transporte de umidade e, aliada ao calor intenso, há potencial de temporais entre a metade e o fim da tarde. O mesmo alerta se aplica aos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pancadas muito isoladas atingem o restante de Minas Gerais e todo o interior do país, durante o mesmo período do dia.

Alerta e destaque para a terça-feira

Na manhã de terça-feira (12), a frente fria atua sobre o Rio Grande do Sul e chuvas de moderada a forte intensidade atingem o centro-leste do estado e as fracas o sul e o oeste. Há possibilidade de pancadas isoladas ao longo do período no norte gaúcho e no oeste catarinense. No restante do país, sol entre muitas nuvens e sensação de calor já durante a primeira parte do dia. Chuvas isoladas podem ocorrer no norte paulista e na região do Triângulo Mineiro.

O avanço dea frente fria deixa em alerta de tempo severo para todo o Rio Grande do Sul. Restante da Região Sul, toda a Região Centro-Oeste e os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também possuem alerta para a ocorrência de temporais.

No período da tarde, a frente fria para a atuar no norte e leste gaúchos, deixando em alerta para a ocorrência de temporais essas regiões, incluindo a capital Porto Alegre, o meio-oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná e, devido à atuação da Alta da Bolívia, toda a região Centro-Oeste, com padrão mais isolados para o estado de Goiás.

Temporais isolados também atingem o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. No interior do Nordeste e centro-leste da Região Norte, principalmente no MATOPIBA, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade devido à presença do Vórtice Ciclônico em altos níveis.

Alerta e destaque para a quarta-feira

Na quarta-feira (13), os mesmos elementos se mantêm atuantes pelo país. No entanto, a frente fria se encontra mais afastada no oceano. O dia começa com bastante nebulosidade em todas as regiões, com ocorrência de chuvas isoladas no leste de Santa Catarina, no norte do Centro-Oeste e no interior nordestino.

Refresco em relação ao calorão, somente para o território gaúcho e sul de Santa Catarina, devido ao avanço de uma massa de ar mais frio. No restante do país o calor continua, com momento de alívio somente durante e após as chuvas.

No período da tarde, o calor atinge praticamente todo o país, com sensação mais amena na metade sul do Rio Grande do Sul. A umidade remanescente juntamente com a alta temperatura, contribuem para o desenvolvimento de instabilidades e para a ocorrência de temporais isolados no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste de Goiás, toda a Região Norte e centro-oeste da Região Nordeste.