Frente fria avança e chuvas expressivas ocorrem no ES e em parte da BA

Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas no Centro-Norte do país, com destaque para o avanço de uma frente fria que chega até o Nordeste e contribui para chuvas expressivas no Espírito Santo e em parte da Bahia.

frente fria; chuva no ES; chuvas na BA
Frente fria consegue chegar até a Região Nordeste e lave potencial de chuvas intensas no ES e no sul da BA. No Centro-Sul, o tempo firme predomina.

Uma frente fria que se formou na Região Sul no fim da última semana, avançou até o Sudeste e contribuiu para a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade, com maiores volumes sendo registrados na manhã da terça-feira (30) no estado do Rio de Janeiro de 104 mm em Saquarema, de 61 mm em Arraial do Cabo e de 54 em Duque de Caxias.

Nos próximos dias o mesmo sistema avança até o Nordeste e leva potencial para chuvas de moderada a forte intensidade no Espírito Santo e no leste da Bahia, principalmente. Já no Centro-Sul, o tempo firme predomina em boa parte. A seguir os destaque até o fim da semana.

Alertas e destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (31), o tempo instável se mantém sobre o leste do Sudeste, devido à atuação de uma frente fria e de um ciclone extratropical, que contribui para o transporte de umidade e para a formação de um cavado sobre o estado de São Paulo. Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no leste paulista e no centro-sul do Rio de Janeiro, e de moderada intensidade na costa do Espírito Santo.

A partir da tarde, há alerta de tempestade e chuvas intensas no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Pancadas isoladas, que podem levar risco para transtornos também atingem o centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, o Triângulo Mineiro e o leste do estado de São Paulo.

Ainda em relação às chuvas, destaque também para a faixa norte que vai do Maranhão até o Amapá, onde a ZCIT contribui para chuvas intensas no período da tarde.

Na Região Sul, o destaque fica para a agitação marítima mais intensa promovida pelo ciclone extratropical, para condição mais ventosa no litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina, que não traz potencial para transtornos, e para as temperaturas amenas em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste, sul e leste catarinenses, sul e leste do Paraná, promovidas pela atuação de uma massa de ar frio mais intensa.

Na quinta-feira (01), a frente fria se encontra entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Chuvas isoladas são previstas pela manhã no norte capixaba e no sul baiano, podendo ocorrer com forte intensidade na região de Porto Seguro. Tempo instável também no interior do Nordeste, onde também ocorrem chuvas isoladas durante a primeira parte do dia.

Devido á circulação dos ventos, a nebulosidade mais densa se mantém ao longo de toda a faixa leste da Região Sul e boa parte da estado de São Paulo, com previsão de chuva fraca e isolada a partir da tarde no próximos dias.

Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade, mas ainda ocorrem de forma isolada. Na porção leste do sul da Bahia, há potencial para tempestades. Outra região de risco é novamente a faixa norte do Maranhão até o Amapá, onde a ZCIT proporciona condições favoráveis para chuvas intensas.

No Centro-Sul a sensação amenas se mantém para as mesmas áreas da Região Sul, para o leste paulista, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. Devido à circulação dos ventos e de um pequeno cavado, o tempo fica mais nublado em todo o Rio Grande do Sul e faixa leste de Santa Catarina até o sul paulista, com chance para a ocorrência de chuva muito fraca e isolada.

Na sexta-feira (02), não há grandes mudanças. A frente fria, mesmo enfraquecida, mantém o tempo instável na Bahia e no interior nordestino. Previsão de chuvas isoladas pela manhã, que podem ocorrer com fraca a moderada intensidade no interior e com força na faixa leste do sul baiano. No período da tarde, risco de tempestades e chuvas volumosas nas mesmas áreas, com maior probabilidade para transtornos no sul da Bahia.

O mesmo sistema favorece o tempo nublado no norte de Minas Gerais e as pancadas isoladas a partir do meio da tarde. No restante da Região Sudeste, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens no leste paulista e no Rio de Janeiro, bem como em toda a faixa leste da Região Sul, devido à circulação dos ventos em direção a costa. A sensação continua amena ao longo de todo o dia somente no Rio Grande do Sul e em toda a faixa leste até o Rio de Janeiro.