Formação de ciclone sobre o Uruguai e mudança do tempo no RS e em SC

A formação de um ciclone extratropical provoca muita chuva sobre o Uruguai. O sistema contribui para a atuação do escoamento de norte e para o intenso calor na Região Sul. Há potencial para rajadas de vento de até 70 km/h.

ciclone extratropical
Região de cavado atua sobre o Uruguai e já provoca chuvas intensas no país vizinho.

A partir desta sexta-feira (09), o processo de formação de um ciclone extratropical se inicia, com a atuação de um cavado, extensão de uma baixa pressão na Argentina, já no início da manhã na porção sul do Uruguai, onde ocorrem tempestade e chuvas intensas, bem como no território argentino.

O sistema atua ao longo de todo do dia, mantendo o tempo bastante chuvoso sem levar riscos para a Região Sul do Brasil. No entanto, essa condição permite uma maior atuação dos ventos de norte, que contribuem para o tempo mais firme e, principalmente, para o aumento das temperaturas nos três estados do Sul. Máximas de 34°C em Porto Alegre, de 26°C em Florianópolis e de 27° em Curitiba.

Fim de semana: desenvolvimento do ciclone extratropical e avanço da frente fria

Na manhã do sábado (10), a região de cavado sobre o Uruguai se intensifica aumentando a intensidade das chuvas no centro-sul do país vizinho, com forte potencial para transtornos. A formação de uma região de baixa pressão ocorre no período da tarde, o que mantém as chuvas intensas sobre o sul uruguaio.

cavado; uruguai; ciclone extratropical
Cavado atua sobre o Uruguai e contribui para chuvas de moderada a forte intensidade já na manhã de sábado.

Na Região Sul, o tempo segue firme e ensolarado, com sensação de bastante calor, com máximas chegando aos 35°C em Porto Alegre, aos 27 em Florianópolis e aos 28°C em Curitiba. Os ventos de norte atuam com moderada intensidade na metade sul e no noroeste do Rio Grande do Sul. Destaque para a Região Central do estado, há potencial para rajadas mais intensas de até 70 km/h por conta da topografia.

No período da noite e madrugada, o centro da baixa pressão se encontra ao sul do Uruguai e uma frente fria começa a tomar forma sobre o país vizinho, onde chuvas volumosas e ventos moderados constantes ainda ocorrem. No Rio Grande do Sul, há chance de tempestades nas regiões de fronteira. Os ventos ganham intensidade e podem chegar até os 60 km/h no leste e na metade sul do estado, com exceção para Região Central onde rajadas podem atingir os 80 km/h.

calor
Dia de muito calor para a Região Sul, com máxima passando facilmente dos 30°C.

Na manhã de domingo (11), a frente fria atua no centro-sul e no oeste do Rio Grande do Sul, provocando chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade. Previsão de chegada à região metropolitana de Porto Alegre por volta do fim da manhã, com aumento da nebulosidade, ocorrência de ventos moderados, mas sem potencial para chuva.

rajadas de vento; ciclone extratropical
Domingo sob condição ventosa no sul e leste do RS por conta da atuação de um ciclone extratropical no oceano. Intensidade máxima dos ventos podem ficar em torno dos 70 km/h.

Em meados da tarde, a frente fria se encontra no norte gaúcho, provocando chuva fraca no noroeste do estado. Destaque para a queda da temperatura e para a condição ventosa que contribui para a sensação de frio. Por volta das 15h, as temperaturas ficam em 24°C em Porto Alegre e dos 18°C na Campanha e na Região Central. No leste gaúcho, os ventos atuam de forma constante e com rajadas de até 70 km/h.

rajadas de vento; ciclone; frente fria
Avanço da frente fria provoca mudança do tempo no sul e leste de SC, com potencial para rajadas de vento de até 80 km/h.

No restante da Região Sul, o tempo segue firme, ensolarado e com quente. Em Florianópolis as máximas atingem os 31°C e em Curitiba, os 29°C. Durante a noite, com o avanço costeiro da frente fria, o tempo muda no sul e no leste de Santa Catarina, com queda da temperatura e potencial para ventos intensos e rajadas de até 80 km/h nas regiões costeiras.