Formação de ciclone extratropical leva risco de temporais no Sul

A partir da próxima quinta-feira (04), se inicia o processo de formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. Há alerta para temporais e de elevados acumulados. Confira os detalhes.

super célula, tempestade, chuvas no Sul
Um novo episódio de chuvas torrenciais está previsto para a Região Sul devido à formação de um ciclone extratropical.

Nos próximos dias, um sistema semelhante ao que atuou sobre o Sul do Brasil entre os dias 22 e 24, e que provocou chuvas volumosas com acumulados superiores a 100 mm no Paraná e no Rio Grande do Sul, se desenvolve a partir desta quinta-feira (04) levando potencial para novos eventos extremos na Região Sul. A seguir os detalhes.

Alerta e destaques para a quarta-feira

Nesta quarta-feira (03), a frente fria, que vem atuando no Sul do Brasil, perde intensidade e se afasta mais para o oceano, no entanto, consegue influenciar o tempo no leste paulista e no Rio de Janeiro, deixando o tempo nublado, frio e com chuva fraca ao longo do dia alternando com períodos de melhoria.

No leste de Santa Catarina, no Paraná, oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, uma região de cavado deixa o tempo instável, com bastante nebulosidade e chuvas isoladas ocorrendo a partir do fim do dia. Destaque também para as baixas temperaturas promovidas pelos ventos de sul, que transportam o ar frio de uma massa de ar polar presente sobre o estado do Rio Grande do Sul, que além do frio favorece o tempo mais firme.

Nas áreas mais ao norte do país, os ventos de leste contribuem para o transporte de umidade e para o tempo nublado com chuva fraca a moderada de Porto Seguro até Maceió. Nas áreas mais do interior da Bahia, bastante nebulosidade porém sem ocorrência de chuva.

A formação do ciclone e os alertas de tempo severo

Na quinta-feira (04), já pela manhã uma região de cavado mais intensa se forma sobre a Região Sul e chuvas de moderada à forte intensidade atingem o extremo norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste e norte de Santa Catarina e à metade sul do Paraná. O sistema também contribui para o tempo nublado sobre o sul e o oeste de São Paulo, todo o Mato Grosso do Sul e o restante do território gaúcho.

No período da tarde, há uma redução da intensidade das chuvas, porém, ainda ocorrem de forma moderada. No oeste e no leste paranaenses, passa a chover com força e na região metropolitana de Curitiba há potencial para alagamentos. Na parte da noite, o cavado evolui para um baixa pressão sobre o sul do Paraguai, o que resulta e intensificação das instabilidades e para chuvas volumosas meio-oeste de Santa Catarina, norte e noroeste gaúchos, sul e sudoeste do Paraná.

Ao longo da da madrugada de sexta-feira (05), o processo de aprofundamento da baixa pressão também favorece a formação de cavados sobre a Região Sul. Assim, chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e de fortes rajadas de vento, atingem o centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul, o meio-oeste e norte de Santa Catarina, o norte e o leste do Paraná.

Na primeira parte da manhã, à baixa pressão começa a deslocar para leste, o que resulta na ocorrência de temporais na metade oeste e porção central do território gaúcho até o fim do período. Oeste catarinense e o sudoeste do Paraná, também podem receber chuvas intensas na primeira parte do dia.

No período da tarde, o sistema já pode ser classificado com um ciclone extratropical e se encontra mais deslocado para o leste. Por volta do início do período as tempestade e as chuvas torrenciais atingem o leste e à região metropolitana de Porto Alegre, com tempo chuvoso se mantendo até a noite. Condição esta que também está prevista para o sul e região serrana do Rio Grande do Sul, sul e oeste do Paraná, sul e meio-oeste catarinenses.