Fim do bloqueio também pode trazer episódio de neve! Quais as chances?

Bloqueio atmosférico é rompido pela formação de uma frente fria, que traz de volta o frio mais intenso com possibilidade de chuvas e temporais para a região Sul, podendo influenciar parte do Sudeste. Além disso, modelo indica probabilidade de neve em Santa Catarina.

Eventos de neve no Sul do Brasil
Atuação da frente fria e massa de ar polar podem trazer eventos de neve para o Sul do Brasil

Mudança no padrão atmosférico, devido ao avanço de uma frente fria e da massa de ar polar, marcam esta semana com possibilidade de ocorrência de tempo severo, trazendo potencial para geada e neve. A frente fria traz possibilidade de temporais, chuvas e ventos intensos para o centro-sul do Brasil.

O sistema frontal avança junto com o deslocamento da massa de ar polar, indicando tendências de queda na temperatura da região Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a atuação de ventos moderados (com rajadas de até 100 km/h) intensifica a sensação de frio no território gaúcho. Há potencial para formação de geada na região Sul, tratando-se de um evento com forte intensidade, principalmente nas regiões mais elevadas.

Frente fria e ar polar trazem condições remotas de neve

Além do frio mais intenso e da formação de geadas mais generalizadas, a tendência do modelo ECMWF aponta para a possibilidade de neve principalmente na Serra Catarinense. A combinação entre formação de frente fria e avanço de uma massa de ar polar intensa pode trazer evento de neve para este inverno.

Tendência de neve em Santa Catarina
A tendência do modelo ECMWF traz possibilidade de ocorrência de neve na Serra Catarinense

O mapa utilizado acima, além de precipitação, nebulosidade e vento, contém uma variável importante para analisar esse tipo de evento que é a linha de espessura de 552 hPa (linha verde), representando onde a temperatura de 0°C no nível (850 hPa) base de formação das nuvens estaria. Isto é, se essa linha cruzar com um evento de precipitação, pode-se ter maior chance de neve - ou, o que chamamos de precipitação invernal (caracterizada também pela chuva congelada e chuva congelante).

ecmwf pressão e chuva
Mapa de precipitação e pressão para a tarde da próxima sexta-feira, 29 de julho.

Pelas saídas obtidas do modelo ECMWF para a próxima sexta-feira (29) é possível observar que a linha verde coincide com o 0°C no nível de 850 hPa, cruzando com a precipitação. Portanto, se essa tendência persistir ao longo desta semana, haverá possibilidade de neve para a Serra Catarinense.

frio, temperatura, neve
Temperaturas em 850 hPa aponta para temperaturas abaixo de 0°C entre as serras gaúcha e catarinense.

Esse evento, além de influenciar na possibilidade de neve, também traz condições para formação de geada nas áreas mais elevadas da região Sul do país, com ar frio se espalhando e estendendo-se até parte do Sudeste. Esse comportamento proporciona a volta das condições de inverno nessas regiões.

Importante ressaltar que a previsão de neve ainda pode sofrer mudanças. A probabilidade de ocorrência deste eventos é bastante baixa e mais restrita à Serra Catarinense.

Devido, principalmente, à distância da previsão em relação ao dia da ocorrência (29), vale ressaltar que se trata de uma tendência; e a possibilidade da ocorrência de neve ainda é incerta, uma vez que depende da persistência das várias condições atmosféricas para que o evento ocorra. Portanto, essa previsão de neve deve ser acompanhada diariamente para se ter a precisão necessária deste evento.