Fim de semana: temperaturas em elevação e baixa umidade

Condição de bloqueio se mantém e o tempo firme predomina em praticamente todo o país. Umidade relativa também se encontra baixa. Saiba mais detalhes. Confira os mapas de previsão.

Tempo seco, baixa umidade do ar, calor, bloqueio atmosférico
Condição de bloqueio se mantém e temperaturas se elevam. Umidade do ar reduz no Brasil Central. Previsão de chuvas somente nos extremos do país.

Desde o último fim de semana um padrão de bloqueio se estabeleceu sobre a América do Sul, proporcionando uma drástica redução das chuvas no Centro-Sul do Brasil, uma vez que chuvas volumosas vinham ocorrendo no Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Por outro lado, esse bloqueio contribuiu para o aumento das chuvas no leste do Nordeste, uma vez que, por se tratar da aproximação da Alta Subtropical do Atlântico (ASAS) do continente, os ventos de leste conseguem transportar com maior eficiência a umidade para a região costeira nordestina.

Para os próximos dias, a previsão é que se mantenha esse padrão, com chuvas com forte potencial somente no extremo sul gaúcho.

Destaque para o fim de semana

Devido ao deslocamento de uma região de cavado que passa a atuar no Rio Grande do Sul à partir da tarde desta sexta-feira (19), o tempo fica nublado em todo o território gaúcho neste sábado (20), no entanto, o sol consegue aparecer entre as nuvens. Previsão de chuva fraca e isolada no leste e sul do gaúchos pela manhã e, por volta do meio da tarde, há potencial para pancadas de curta duração somente no sul.

No restante da Região Sul, no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, o tempo firme predomina e, devido aos ventos de norte, as temperaturas entram em elevação e faz calor ao longo do dia. Temperaturas mais amenas somente para o norte do Espírito Santo, onde os ventos de leste proporcionam um tempo nublado e de chuva muito fraca. Condição semelhante ocorre para o leste nordestino, onde as chuvas ainda não dão trégua, porém diminuem de intensidade.

No domingo (21), sem grandes novidades. O tempo firme e ensolarado se mantém em praticamente todo o país. A manutenção do tempo seco e a elevada amplitude térmica favorecem uma redução da umidade relativa entre 20 e 30% no Brasil Central.

No Centro-Sul, as temperaturas ficam mais elevadas em relação ao dia anterior, uma vez que à atuação de outra região de cavado contribui para o escoamento de norte mais intenso. No Rio Grande do Sul esse sistema leva potencial para temporais no extremo sul do estado por volta do meio da manhã.