Calor de até 41°C e baixa umidade deixam em alerta 15 estados nos próximos dias; veja a previsão
O Brasil central está sob alerta para condições extremas de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

O Brasil Central está sob alerta para uma intensa onda de calor ao longo desta semana, além de níveis críticos de baixa umidade relativa do ar. Na tarde de ontem (30) os termômetros alcançaram oficialmente 40°C em diversas estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Além disso, dezenas de cidades registraram temperaturas acima de 39°C.

Enquanto valores de umidade relativa do ar abaixo de 30% ligam um alerta para riscos à saúde, na tarde de ontem (30), a umidade relativa do ar despencou abaixo de 10% em diversas cidades. O valor mais baixo foi registrado em Japira, no norte do Paraná, de impressionantes 7%, de acordo com o INMET.

A previsão do tempo com base no modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que a tendência é que esta condição seca e de temperaturas elevadas se mantenha nos próximos dias. Confira os detalhes.
Semana termina com temperaturas extremas
As temperaturas devem se manter extremamente altas no Brasil Central até, pelo menos, domingo (4), com máximas podendo chegar a 40 °C todos os dias. Na quinta-feira (2), a abrangência da região com 40°C será máxima, e os seguintes estados poderão registrar este valor:
- São Paulo (faixa oeste)
- Minas Gerais (Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba)
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Tocantins
- Piauí
- Maranhão
- Ceará
Em pontos de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as máximas podem ultrapassar os 41°C.

Até domingo (5) a massa de ar quente avança sobre a região Sul, favorecido pelo quadro pré-frontal (que antecede uma frente fria). As anomalias de temperatura previstas para o domingo (5) indicam uma ampla região com 10°C acima da média no centro-sul do país, podendo alcançar 12°C acima da média no Rio Grande do Sul.

A aproximação de uma frente fria sobre este ambiente extremamente aquecido deve resultar em tempestades severas no início da próxima semana.
Umidade do ar em níveis críticos
Quinze estados de todas as regiões do Brasil estão sob alerta para valores críticos de umidade relativa do ar (abaixo de 30%) até, pelo menos, o fim de semana:
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás (e Distrito federal)
- São Paulo
- Minas Gerais
- Pará
- Tocantins
- Piauí
- Maranhão
- Bahia
- Pernambuco
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Ceará
Muitas áreas destes estados podem ter valores abaixo de 20% e, inclusive, abaixo de 10%, tornando as condições críticas para a saúde.

Para enfrentar dias quentes e muito secos, recomenda-se:
- Manter-se bem hidratado, ingerindo bastante água ao longo do dia;
- Evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa;
- Umidificar o ambiente interno, usando umidificadores ou toalhas úmidas próximas a áreas de circulação;
- Evitar atividades físicas e passeios com pets ao ar livre durante os períodos mais quentes;
- Ficar atento a sinais de desidratação e problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Até quando vai este padrão?
As tendências das previsões indicam que este quadro de tempo seco, com precipitação abaixo do normal e baixa umidade relativa do ar deve no Brasil Central só deverá mudar a partir da segunda quinzena de outubro.
As temperaturas, por sua vez, tendem a se manter acima da média ao longo de todo o mês de outubro, praticamente. No fim do mês a intensidade das anomalias começa a diminuir, se aproximando mais da média a partir do dia 20.