Fim de semana sem ZCAS e com chuvas mais irregulares

Nos próximos dias, a ZCAS não passa mais a atuar e as chuvas ocorrem de forma muito isolada em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, ainda há potencial para transtornos por conta de temporais localizados.

previsão do tempo
ZCAS deixa de atuar e as chuvas diminuem bastante a sua abrangência, principalmente no Sudeste. Chuvas no Sul, somente em meados da próxima semana.

Nos últimos 7 dias uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou na sua posição climatológica sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste proporcionando eventos de chuvas irregulares no Brasil Central. No entanto, mesmo com o padrão mais isolado, tempestades e chuvas intensas provocaram transtornos, principalmente no estado do Espírito Santo, onde dois eventos extremos, um durante o último fim de semana e o outro na noite da quarta-feira (10), assolaram a região metropolitana de Vitória.

No decorrer dos dias, o potencial de chuvas também diminuiu na Região Sul devido à formação de um ciclone extratropical próximo à costa e da incursão de uma massa de ar mais seco e frio, possibilitando o predomínio do tempo firme.

Distribuição e volume de precipitação para o fim de semana

No sábado (13) o sistema frontal, que vem favorecendo a manutenção da convergência de umidade, perde intensidade e se encontra mais afastado no oceano. Como resultado, não há previsão de chuva pela manhã no Brasil Central e em praticamente toda a Região Sul. Entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, a atuação de um pequeno cavado, juntamente com a circulação dos ventos de leste, podem favorecer a ocorrência de chuvas isoladas e de curta duração na primeira parte do dia.

Mas é na Região Norte onde há maior probabilidade para a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã, porém comente no norte do Tocantins e na porção central do estado do Pará.

A partir da tarde, há o favorecimento do desenvolvimento de instabilidades no Centro-Norte que podem ocorrer na forma de tempestades isoladas no estado de Goiás, norte e oeste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso em toda a Região Norte, no oeste da Bahia e nos estados do Maranhão e do Piauí. No Sudeste, previsão de pancadas somente para o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo nas regiões próximas à divisa com o território mineiro.

No domingo (14), a condição é bastante semelhante, porém com as chuvas na parte da manhã ocorrendo de forma mais isolada e somente na Região Norte. A partir do meio da tarde, novamente as chuvas ocorrem de forma mais intensa, porém com maior abrangência somente na porção oeste do país, que abrange o oeste do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, o estado de Rondônia e o Amazonas.

No Sudeste, previsão de pancadas isoladas somente para o Triângulo Mineiro, norte e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Frente fria avança pela Região Sul

Por volta de meados da próxima semana uma frente fria está prevista e deve avançar pelo Sul, proporcionando o retorno das chuvas mais abrangentes e volumosas para boa parte dos três estados da Região.

ECMWF
Frente fria está prevista para atuar na Região Sul a partir de meados da próxima semana.

Posteriormente e no final do verão astronômico, uma massa de ar frio intensa deve derrubar as temperaturas, levando potencial para ocorrência de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e do estado de Santa Catarina.